O Mercado Livre (AndroidiOS) vai aumentar em 50% os investimentos em marketing neste ano para a Black Friday, se comparado com 2023. E, além da injeção em peças publicitárias, a companhia ofertará R$ 40 milhões em cupons de desconto apenas com o Mercado Livre. A ideia da empresa é atender as expectativas do consumidor, afirma a diretora sênior de marketplace da empresa, Roberta Donato.

Em conversa com a imprensa nesta segunda-feira, 21, a executiva comentou que a Black Friday de 2023 registrou incremento de 80% na comparação com a do ano anterior. Disse ainda que 2023 teve um “recorde de crescimento sem sacrificar a margem”, na Black Friday “em um mercado duro”, se comparado com 2022. Mas a executiva não quis compartilhar quanto esperam crescer neste ano e nem os números absolutos de vendas.

Donato lembrou que 2023 foi um ano atípico e com dificuldades no comércio, em especial se comparado com 2022, que teve seguidamente três datas marcantes e promocionais para o comércio: Copa do Mundo, Black Friday e Natal. “2023 foi um ano que tinha muita incerteza no setor, pós-Copa do Mundo. Foi sofrido. Mas o Mercado Livre acelerou bastante, pois fizemos planejamento antecipado e foco no consumidor”.

Parceria Mercado Livre e Mercado Pago

De acordo com Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago (AndroidiOS), outros R$ 15 milhões serão destinados aos clientes do seu ecossistema financeiro, via cupons e cashback para compras com cartão de crédito, linhas de crédito e saldo em conta, o equivalente a 75% mais cupons na comparação com o mesmo período do ano passado. Importante dizer que esse montante sai do seu orçamento de marketing.

As duas empresas – Mercado Pago e Mercado Livre – firmaram uma parceria em 2023. Deu certo e vão mantê-la para este ano. O Mercado Pago ainda testará análise de crédito em tempo real para quem deu consentimento para compartilhar seus dados por meio de open finance.

Pesquisa

A companhia apresentou ainda um estudo feito com 27 mil usuários de sua base entre os dias 1 e 15 de outubro deste ano, sendo que 85% deles disseram que pretendem comprar na Black Friday, um aumento de 5 pontos percentuais ante 80% de 2023.

Ferraz acredita que o dado mostra que o consumidor do marketplace está com apetite para compras em 2024. Além disso, a executiva disse que o consumidor quer gastar mais, uma vez que a pesquisa mostra um aumento no tíquete médio na comparação ano a ano:

  • Alta de 23% em 2023 para 25% (+2 p.p.) em consumidores de 2024 que planejam gastar mais de R$ 2 mil;
  • Aumento de 20% para 27% (+7 p.p) de clientes que desejam gastar de R$ 1 mil a 2 mil;
  • Crescimento de 24% para 25% (-1 p.p) entre aqueles que desejam gastar de R$ 500 a R$ 1 mil;
  • Queda de 33% para 23% (+10 p.p) daqueles que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 500.

O meio de pagamento que os consumidores do Mercado Livre mais planejam usar na Black Friday é o cartão de crédito (54%) seguido por Pix (19%), linha de crédito (16%), cartão de débito ou saldo em conta (10%) e boleto (1%).

Consumo

Ainda é importante ressaltar que a pesquisa demonstra que sete em cada dez consumidores se planejam para a data promocional e 30% buscam pelos “achadinhos de última hora”, como explicou Donato: aqueles produtos que ficam mais baratos próximo da sexta-feira, 29, a data em si da Black Friday.

As dez categorias mais desejadas pelos clientes na Black Friday são, nesta ordem:

  1. Eletrodomésticos;
  2. Casa e decoração;
  3. Eletrônicos;
  4. Celulares e telefonia;
  5. Moda;
  6. Acessórios para veículos;
  7. Supermercado;
  8. Beleza e cuidados pessoais;
  9. Esporte e fitness;
  10. Ferramentas e bricolagem.

A executiva também citou que:

  • 84% das pessoas disseram à pesquisa que pretendem comprar itens de moda, como calçados e moda casual;
  • 75% querem itens de beleza, como perfumes;
  • 58% das pessoas pretendem comprar itens de supermercado, como mercearia e alimentos saudáveis.

Em especial para essas três categorias, Donato afirmou que o Mercado Livre vem se preparando para aumentar o sortimento de produtos para a data promocional para que os consumidores possam encontrar tudo que precisam comprar.

Vale lembrar que a companhia anunciou um aumento de 15% na variedade de produtos de supermercado no mês passado.

 

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