A Meta está testando maneiras de proteger contas e seus usuários de golpes por meio da tecnologia de reconhecimento facial. A primeira delas ajuda a detectar e prevenir anúncios falsos com celebridades (celeb-bait ads). E o segundo experimento é um selfie em vídeo para comparar com as fotos de perfil da conta à qual um fraudador esteja tentando acessar.

Contra golpes

Quando o sistemas do Facebook (Android, iOS) ou do Instagram (Android, iOS) suspeitarem que um anúncio pode ser um golpe contendo imagem de uma figura pública – desses que levam o usuário para um site fraudulento, onde são solicitados a compartilhar informações pessoais ou enviar dinheiro – a tecnologia de reconhecimento facial será usada para comparar os rostos no anúncio com as fotos de perfil da celebridade pública nos apps da Meta.

Caso o sistema detecte que se trata de um golpe, a ferramenta bloqueia o anúncio.

A Meta garante que os dados gerados pelo reconhecimento facial das publicidades serão excluídos da plataforma e não serão utilizados para nenhum outro propósito.

De acordo com a companhia, os testes já rodados são promissores com aumento da velocidade e eficácia na detecção e punição desses golpes.

A empresa vai ampliar os testes e, para isso, enviará nas próximas semanas notificações no app para um grupo maior de figuras públicas que já foram alvo de anúncios falsos. As celebridades  inscritas nessa solução de proteção podem optar por sair dela a qualquer momento no Centro de Contas.

Reconhecimento facial para recuperar contas

A solução para pessoas que precisam recuperar suas contas comprometidas é testada por meio de uma selfie em vídeo. O usuário faz o upload de um vídeo seu e, por meio da tecnologia de reconhecimento facial, é comparada com as fotos do perfil da conta. Esta solução é igual à de verificação de identidade para o desbloqueio do telefone celular, por exemplo.

A Meta garante que os vídeos serão criptografados, armazenados de forma segura e não estarão visíveis no perfil. Todo o processo leva cerca de um minuto.

A verificação por selfie em vídeo é uma das opções para a recuperação de contas. A Meta, atualmente, pede um documento com foto para fazer a comparação. Mas a empresa acredita que a novidade será mais difícil de ser burlada por hackers.