O faturamento mundial do mercado de plataformas para operadoras virtuais (MVNOs) vai crescer de US$ 313 milhões em 2024 para US$ 1 bilhão em 2029, um aumento de 326% no período, informa relatório da Juniper Research divulgado nesta segunda-feira, 21.

Batizado como ‘MVNO-in-a-Box’, esse mercado consiste na oferta de sistemas necessários para a operação de uma MVNO por marcas que são de outros setores, que não o de telecom, como bancos, varejistas, clubes de futebol etc.

Para acompanhar essa dinâmica de mercado e capitalizar o crescimento das operadoras móveis virtuais, a empresa de pesquisa acredita que as companhias que vendem plataformas devem ter:

  • Ofertas facilmente integradas com serviços empresariais, como billing e gerenciamento de contas, devido à possibilidade de fácil alinhamento com serviços bancários e de streaming;
  • Ofertas de eSIM para reduzir custos operacionais, melhorar a distribuição de conectividade e oferecer serviços de chips para viajantes como um marketplace para comparar preços;
  • Ofertas serviços baseados inteligência artificial para atender os clientes das MVNOs, como chatbots e copilotos para atendentes e vendedores;
  • Fácil integração com sistemas de recompensa e fidelidade de cliente para permitir que os provedores de serviços vendam a MVNO para clientes existentes em sua base;
  • Permitir a pré-integração com plataformas-chave e APIs para atrair usuários corporativos para adquirirem os serviços de MVNO-in-a-Box.

Ao todo, a estimativa é que haverá globalmente 600 empresas oferecendo conectividade via soluções MVNO-in-a-Box em cinco anos. Atualmente, entre os líderes desse mercado, a Juniper cita: Alepo; Anto; Gigs; Lifecycle Software; NTT Data; Optiva; Plintron.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time

 

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