|Mobile Time Latinoamérica| As operadoras chilenas Claro, Entel e Telefónica adotaram em conjunto três APIs do Open Gateway: SIM Swap, Device Location e Device Status. As três foram projetadas para prevenir fraudes e melhorar a segurança digital. Essas soluções despertaram interesse especial em setores como o de bancos e fintechs, que buscam otimizar a autenticação de identidade e as transações em tempo real. O Open Gateway é uma iniciativa liderada pela GSMA para a construção de APIs de rede padronizadas a nível global. O avanço na adoção do Open Gateway no Chile foi tema de debate na Primeira Cúpula Tecnológica organizada pela ACTI e INACAP.
Open Gateway no Chile: um esforço conjunto pela inovação
Tristán Riquelme, gerente de estratégia e produtos da Claro Empresas, afirmou que esse projeto reforça o compromisso da operadora com a inovação em setores-chave como transporte, logística e o setor público. Segundo comunicado oficial, a empresa está trabalhando em conjunto com sua matriz, América Móvil, para lançar essas soluções em mercados como Brasil e Argentina.
Já a Entel destacou a relevância do Open Gateway no Chile como um catalisador de novas oportunidades. Para a empresa, a abertura de suas redes aos desenvolvedores facilitará a criação de aplicativos inovadores e permitirá a transformação de setores inteiros com soluções mais seguras e eficientes.
Por sua vez, Rodrigo Rivera, gerente regional de serviços digitais da Movistar Empresas, ressaltou que o Open Gateway no Chile não apenas fortalece o ecossistema digital, mas atende às necessidades de um setor produtivo cada vez mais exigente. Entre as prioridades da iniciativa está a implementação de serviços antifraude e de identidade digital.
Atualmente, o GSMA Open Gateway, lançado no MWC Barcelona 2023, já conta com a participação de 66 grupos de operadoras móveis que representam três quartos das conexões globais. Na América Latina, países como Brasil e Argentina já apresentaram resultados significativos, e agora o Chile se junta ao esforço com uma visão clara de inovação tecnológica.