Estamos chegando ao fim de mais um ano e , em 2012, conseguimos muitos avanços na área de tecnologia móvel. O mobile payment está cada vez mais próximo de virar realidade, assim como a IPTV. O Windows 8 está aí e veio para mostrar a força da mobilidade. Muitas coisas aconteceram e tantas outras ainda estão por vir. Vamos fazer uma retrospectiva?
Comecei o ano falando sobre o que faltava para o mobile payment funcionar efetivamente no Brasil. O projeto de lei ainda não foi aprovado pelo Congresso, mas os bancos e as operadoras estão se adiantando e lançando seus próprios modelos de negócios. Acredito que ainda no primeiro semestre de 2013 esse serviço esteja disponível para a população e com certeza esse é um grande avanço. Além de ser mais uma opção para os usuários, o mobile payment mostra como o Brasil está avançando cada vez mais na área de tecnologia e aproximando-se dos países de primeiro mundo.
Outra novidade que está chegando ao Brasil e também já está em uso em grandes países é a IPTV. As redes de fibra óptica estão sendo implantadas e as empresas estão criando pacotes desse serviço para os consumidores. Os brasileiros gostam de assistir TV e estão, cada vez mais, investindo em tecnologia, como a compra de smartphones, tablets, TV conectadas e outros aparelhos que ofereçam maior conforto e acesso às novidades. Por isso, com certeza não irá demorar para que a IPTV se torne popular.
Ainda para o consumidor geral, tivemos o lançamento do Windows 8. A Microsoft anunciou que, em um mês, 40 milhões de licenças foram vendidas. Os números são ótimos, mas independente disso, acredito que o que realmente merece destaque é a importância que os dispositivos móveis ganharam nos últimos anos, fazendo com que um dos sistemas operacionais mais populares mudasse totalmente o seu layout.
Já quando falamos de tecnologia para empresas, temos que destacar o Bring Your Own Device (BYOD), que foi bastante discutido em 2012. Principalmente, os cuidados que as empresas devem ter com essa prática. Acredito que cada vez mais pessoas continuarão levando seus aparelhos para o trabalho. Há vantagens e desvantagens para ambos. As empresas se beneficiam, pois não arcam com o custo do aparelho, mas precisam tomar cuidados com a segurança da informação. Já o funcionário pode usar a rede da empresa para acessar informações pessoais, mas também passa a trabalhar fora do horário. Cabe a cada um avaliar os prós e os contras.
O uso de dispositivos móveis é cada vez maior e mais popular. Os brasileiros gostam de estar antenados com as novas tecnologias e isso é ótimo, pois faz com que as empresas invistam no Brasil, pois sabem que aqui encontraram público para as inovações. Com certeza, essa tendência continuará em 2013 e o mobile payment e a IPTV serão uma realidade, e não mais uma promessa. Vamos acompanhar as novidades!