O aplicativo de social commerce Facily (Android, iOS) adotou uma estratégia de gamificação em sua plataforma. Com isso, a empresa registrou aumento de 158% no número de clientes, saltando de 41,5 mil usuários em julho de 2023 para 107,02 mil em setembro. A estratégia gerou maior engajamento entre cliente e marca e foi capaz de ampliar o número de novos consumidores no app.
A previsão para 2024 é bastante otimista. Segundo Diego Dzodan, fundador e CEO da Facily, a ideia é aumentar em 720% a base de clientes.
O executivo acredita que o crescimento exponencial chegará por meio da estratégia de compartilhamento. “O usuário consegue ‘exponenciar’ a captação através de sua própria rede de amigos pessoais e familiares. Isso, em conjunto com nossas promoções e descontos superfortes, faz com que nosso crescimento seja em números altos. Jornadas especiais para cada grupo de usuários fazem com que tenhamos um churn controlado e que nossa base fique retida por mais tempo na plataforma”, explica o CEO.
A Facily usa alguns formatos de gamificação como o “jogue junto” e o “compartilhe e ganhe”. A proposta é tornar o consumidor uma espécie de influenciador e a cada ação a pessoa pode ganhar Moedas de Ouro (a moeda da plataforma). Entre as missões estão unboxing das compras, compartilhamento de opiniões sobre as mercadorias, publicar dentro da própria plataforma, mas também quando alguém clica no link enviado, quando alguém se registra na plataforma com o convite etc.
A partir de oito Moedas de Ouro a pessoa pode participar dos jogos, pagar produtos com preços mais em conta e ganhar pontos.
Há também a indicação de amigos que é convertida em dinheiro. O usuário da plataforma pode ganhar até R$ 750.
“O usuário precisa apenas compartilhar links do aplicativo para amigos e familiares. A cada link, ele tem opção de dividir R$ 20 com seus amigos, podendo enviar no mínimo R$ 10, e ele ficar com no máximo R$ 10 (exceto em dias de campanhas). Portanto, trazendo 75 pessoas, ele consegue acumular R$ 750”, explica Igor Cordeiro, Líder de Marketing e Comunicação da Facily para Mobile Time.
Cordeiro afirma que, na gamificação “compartilhe e ganhe”, a Facily já impactou 100 mil pessoas entre os influenciadores (quem convida) e influenciados (quem recebe o link), totalizando um montante de R$ 2 milhões.
Vale dizer que o montante recuperado na gamificação segue para uma carteira digital dentro do app da Facily e o valor pode ser usado no aplicativo. Porém, caso a pessoa acumule R$ 500 é possível fazer um Pix para sua conta bancária.
A Facily
O aplicativo de social commerce, nasceu em 2018. Sua proposta é ajudar a população da base da pirâmide a comprar produtos com preços mais em conta por meio da mistura entre e-commerce e redes sociais. A Facily é um marketplace, cujos preços podem ser até 70% mais baratos do que os praticados nos mercados.