Em um ano caiu de 37% para 29% a proporção de smartphones brasileiros com o X (ex-Twitter) instalado. Foi a maior queda registrada neste período entre as plataformas digitais monitoradas na pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, cuja nova edição acaba de ser lançada.
O Facebook também apresentou queda, embora ainda seja um app bastante presente nos smartphones nacionais. A proporção de smartphones com o Facebook instalado caiu de 85% para 81% em um ano.
O Instagram é a rede social mais popular do Brasil, presente em 91% dos smartphones nacionais. É também o app no qual o brasileiro passa mais tempo, enquanto o WhatsApp é aquele mais vezes aberto ao longo do dia. No Instagram, há uma predominância do público feminino e jovem, enquanto no WhatsApp não há diferença significativa por gênero, faixa etária ou classe social.
Homescreen
Em termos de presença na homescreen, as principais movimentações positivas ao longo do último ano foram os crescimentos de Spotify, Banco do Brasil, Caixa e Shopee: todos superaram a marca de presença na tela inicial de 10% dos smartphones nacionais.
Os líderes nesse critério, contudo, continuam sendo WhatsApp (55%), Instagram (50%), Facebook (33%), Nubank (15%) e YouTube (14%).
Também merecem destaque Abastece Aí, Alexa, Booking.com, Esfera, GOL, Mensagens, Prime Video, Serasa e XP Investimentos, que superaram em presença na homescreen a marca de 2% dos smartphones nacionais.
Esta edição da pesquisa entrevistou 2.068 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas entre 15 e 24 de novembro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%. O relatório está disponível para download gratuito aqui.