Tapps Games

Flávio Miyamaru, CEO da Tapps Games

No passado, a brasileira Tapps Games ficou conhecida pela produção em massa de jogos móveis, chegando a lançar dois títulos por semana. Com essa proposta de atuação, superou a marca de 400 jogos criados para Android e iOS que somam mais de 800 milhões de downloads. Nos últimos dois anos, porém, repensou sua estratégia e passou a produzir menos jogos, só que mais sofisticados. Para 2021, promete lançar apenas quatro títulos, incluindo um de card deck building e o My Boo 2, continuação do seu título de maior sucesso até hoje.

“Nossa estratégia antiga de construir portfólio era por causa da carência do mercado de games. Seguimos assim até 2018. A partir dali percebemos que o mercado mudou, estava ficando mais maduro. A expectativa dos jogadores estava mais alta. O nível de detalhes e de complexidade aumentou. Então fomos gradualmente mudando para fazer jogos mais sofisticados, com mais profundidade”, relata Flávio Miyamaru, CEO da Tapps Games, em conversa com Mobile Time.

Se antes a Tapps levava apenas um mês e meio para produzir cada título (e trabalhava em vários ao mesmo tempo), agora precisa de seis a nove meses para desenvolver a primeira versão de cada jogo. Cada projeto conta com uma equipe de cerca de dez pessoas, incluindo game designers, desenvolvedores, ilustradores, produtor e testadores.

Modelo de negócios

A mudança de estratégia impacta também na geração de receita. A empresa continua trabalhando com o modelo freemium, combinando publicidade nos jogos e venda de itens in-app. Mas com o lançamento de games mais elaborados a tendência é que a participação da publicidade no faturamento caia, enquanto a de vendas in-app suba. Hoje, publicidade responde por 65% da receita da Tapps, e as vendas in-app, por 35%.

Base de usuários

A Tapps tem hoje 10 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) e 1 milhão de usuários ativos diários (DAUs) no mundo. Seu maior mercado são os EUA. Todos os jogos são lançados em português, inglês e espanhol e depois ganham versões para outras sete línguas.

A cada lançamento, a Tapps inicia a divulgação com publicidade dentro dos seus outros títulos, como forma de alavancar o jogo novo.

Seus dois games de maior sucesso são My Boo (Android, iOS) e Vloger Go Viral (Android, iOS), que acumulam 66 milhões e 48 milhões de downloads, respectivamente. O primeiro é para cuidar de um bicho de estimação virtual e o segundo simula a carreira de um youtuber. 

My Boo; Tapps Games

My Boo é o maior sucesso da Tapps, com 66 milhões de downloads no mundo

 

 

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