Spotify2

Daniel EK, CEO e fundador do Spotify

O Spotify (AndroidiOS) apresentou a maior expansão operacional da sua história nesta segunda-feira, 22. A companhia levará seu aplicativo de streaming para 85 países de África, América Latina e Caribe, Oceania, Ásia e Europa. Como resultado, a empresa terá presença em 178 países, quase o dobro dos atuais 93 mercados.

Por trás da estratégia de expansão, o Spotify tenta chegar ao seu primeiro bilhão de usuários e obter mais receita com assinaturas e publicidade. Nos resultados financeiros de 2020, a empresa de streaming estava com 345 milhões de usuários, mas registrou um prejuízo líquido de 581 milhões de euros.

“Nós acreditamos que podemos ter mais de 1 bilhão (de usuários) com esses novos mercados”, disse Daniel Ek, CEO e fundador do Spotify.

Durante a apresentação das novidades da empresa, Ek afirmou que a oportunidade em áudio é “enorme” e que, pela primeira vez na história, sua empresa tem a tecnologia para conectar as pessoas através do áudio em qualquer lugar. Disse ainda que a última década foi a “renascença” do áudio digital, uma vez que as pessoas deixaram de piratear música e voltaram a gastar com conteúdo. Agora, pretendem continuar crescendo com novos ferramentas e novos públicos.

Para corroborar com essa ideia, Ek e outros executivos da plataforma apresentaram dados recentes do Spotify, como:

  • O Spotify pode ser executado em mais de 2 mil dispositivos;
  • 80% dos artistas registram mais audiência do exterior que de seus países;
  • Mais de US$ 5 bilhões foram pagos aos detentores de direitos em 2020;
  • 800 artistas ganham mais de US$ 1 milhão por ano com o streaming sueco, um crescimento de 82% nos últimos quatro anos. Dos que recebem US$ 100 mil anuais, o aumento foi de 79%, chegando a um total de 7,5 mil artistas;
  • Em 2020, 76 mil novos artistas entraram na plataforma;
  • Atualmente a plataforma tem 70 milhões de faixas musicais;
  • Em média 60 mil composições são inseridas por dia;
  • Em podcasts, são mais de 2 milhões de produtores de conteúdo;
  • Todo dia, 50 mil horas de conteúdos são publicadas, algo que demoraria cinco anos para ser consumido;

Nota-se ainda que a expansão anunciada nesta segunda-feira levará o Spotify a ter uma representação em mais de 60 línguas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!