Os brasileiros agora podem comprar passagens rodoviárias de mais de 150 viações conversando com um robô no WhatsApp. Essa é a proposta do BUSzap (+55 800-222-5858), desenvolvido pela Magva, a mesma criadora do marketplace Aarim.
O chatbot entende não apenas mensagens de texto, mas também de áudio. É possível, portanto, falar os detalhes da passagem desejada (origem, destino, data e horário) e receber de volta as opções disponíveis. Para a emissão dos bilhetes, é preciso informar os nomes completos e os números das carteiras de identidade dos passageiros, o que também pode ser feito por mensagem de voz. O pagamento acontece via Pix ou cartão de crédito, através de um link – o BUSzap utiliza o Mercado Pago como gateway de pagamento. A passagem é enviada em PDF pelo próprio app de mensageria. A expectativa é de que o BUSzap comercialize 100 mil passagens este ano.
“Nosso diferencial está no canal. A gente acessa uma parcela da população que apps e sites deixam à margem. São pessoas que não têm um celular bom ou um computador e que vivem em regiões de menor escolaridade e menor renda, mas que acessam o WhatsApp graças ao zero rating. Nosso foco será digitalizar esse público, que hoje compra passagens de forma offline”, explica Victor Coutinho, CEO do BUSzap. “Atualmente, cerca de 70% do mercado rodoviário é de vendas offline. Há muita oportunidade para a digitalização. Daqui a 20 anos o mercado de viação será como o mercado aéreo de hoje”, aposta o executivo.
Além do WhatsApp, o BUSzap está disponível no Messenger e no Telegram.
Modelo de negócios e expansão
A solução começou sendo oferecida em modelo white label para diversas viações em 2021, cada uma usando seu próprio número de WhatsApp. Agora, em 2023, a Magva decidiu criar a versão marketplace, batizada de BUSzap, juntando centenas de viações, graças à integração com plataformas de GDS do setor de transportes. A venda é realizada pelo BUSzap, que retém uma taxa de conveniência equivalente a 18% do preço da passagem. O BUSzap se encarrega do repasse para as viações. Grandes grupos rodoviários, como JCA, Guanabara, Cometa e 1001 estão no marketplace do BUSzap.
Em breve, com a integração a outras plataformas de GDS, o serviço ultrapassará a marca de 400 viações integradas, incluindo algumas no exterior, na Europa Ocidental, EUA e México. E além de ônibus terá opções de passagens de trem. A ideia é vender para turistas brasileiros em viagens internacionais, diz Coutinho.
O case do BUSzap será apresentado no Super Bots Experience deste ano, evento que acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto, no WTC, em São Paulo. A programação será divulgada em breve.