A Allied, distribuidora de equipamentos eletrônicos de consumo no varejo físico e no online, registrou lucro de R$ 76,1 milhões, queda de 74% na comparação com 2021. A receita líquida ficou em R$ 5,13 bilhões, um declínio de 11,86% ante 2021, quando a empresa chegou a R$ 5,82 bilhões. Porém, se a referência for 2019, ou seja, antes da pandemia, trata-se de um aumento de 1,4x, uma vez que a receita líquida foi de R$ 3,71 bilhões, acumulando CAGR positivo de 11,4% (2019-2022).
“Depois de dois anos (2020 e 2021) de muita demanda e explosão no consumo, tivemos um ano mais difícil, mas mesmo assim, distribuímos proventos para os nossos acionistas”, disse Gustavo Antunes, CFO e diretor de relações com investidores, durante a apresentação dos resultados da empresa em videoconferência nesta quarta-feira, 22.
A Allied encerrou o ano com 132 pontos de venda, sendo um da Trocafy e as outras 131 da Samsung, e 37 lojas online, como as de Samsung, Apple, iPhone para Sempre, HyperX, Mobcom, Google e Mi (da Xiaomi).
Separadamente, o segmento de distribuição encerrou 2022 com R$ 3,6 bilhões em receita líquida, queda de 17,13% ante 2021, quando atingiu a marca de R$ 4,34 bilhões, porém aumento de 28% na comparação com 2019, momento em que chegou a R$ 2,81 bilhões.
O varejo digital registrou receita líquida de R$ 961 milhões, um aumento de 3,6% ante 2021, quando chegou a R$ 928 milhões, e incremento de 283% comparando com 2019, quando foi R$ 251 milhões a receita do varejo digital.
Já o varejo físico teve receita líquida de 567 milhões em 2022, crescimento de 3,1% ante 2021, quando chegou a R$ 550 milhões, e queda de 12,5% se comparado com 2019, quando chegou a R$ 648 milhões.
Volume de vendas
Segundo Antunes, a Allied fez um remanejamento dos produtos distribuídos, reduzindo alguns e se concentrando naqueles que são mais fortes em vendas, como dispositivos móveis, videogames e TVs. Assim, apesar de uma queda no volume no quarto trimestre de 2022, tendo registrado 5,9 milhões de itens vendidos, redução de 30,6% no volume de vendas, na comparação com o 4T21 (R$ 628), o tíquete médio encerrou o ano em alta de 20%, ou R$ 754.
Vale dizer que o mobile representa 50% no mix de produtos distribuídos pela Allied
Varejo Físico
Em 2022, a Allied optou por uma estratégia voltada para otimização da operação no varejo físico, de modo a gerar mais receita e simplificar processos. Para isso, renegociou contratos com fornecedores, promoveu a redução do custo de ocupações em shoppings e diminuiu o quadro de funcionários
B2B
O segmento B2B da Allied registrou crescimento de receita líquida aproximado de 3x na comparação com 2020, chegando a R$ 336,5 milhões. Na comparação com 2021, trata-se de um crescimento de mais de 17%, quando a distribuição para o segmento B2B chegou a R$ 287,3 milhões.
Expansão internacional
O ano também contou com a expansão da Allied para Miami, cuja filial tem dois objetivos: expandir a distribuição e prospectar novos produtos para o Brasil. A empresa estima que os Estados Unidos vão gerar uma receita bruta de R$ 600 milhões no primeiro ano.