Não entendeu o título deste artigo? Calma, vamos explicar direito essa história.

Se você possui um aplicativo iOS publicado, sabe que as keywords são responsáveis por grande parte dos seus downloads orgânicos – isto é, downloads vindos da aba de busca da App Store. O que você talvez não saiba é que há uma forma ainda mais poderosa de utilizá-las e trazer resultados mais significativos: colocando-as no título. Ainda confuso? Vamos mais a fundo…

No exemplo abaixo, fizemos uma busca pela palavra “musica” na App Store. Como você pode notar, o primeiro aplicativo mesmo sendo muito menos famoso e possuir muito menos ratings e downloads que o Spotify, o superou nessa busca:

Para entender o motivo, basta olhar como a busca por mídias (áudio, filmes, eBooks, etc.) no iTunes funciona. Ao buscar por uma música, por exemplo, o mais comum é que você simplesmente insira o nome da canção, nome do artista, ou talvez do álbum ao qual ela pertença. Note que todas essas informações são títulos, sejam eles da música, do artista ou do álbum. Ou seja, o jeito mais fácil de encontrar algo é simplesmente colocando o nome dela na busca.

Busca pelo nome da banda (título) "Foo Fighters" no iTunes

No mundo de ASO (App Store Optimization), quando a busca digitada possui palavras que também se encontram no título do app, chamamos isso de correspondência de título. Quando ela ocorre, o algoritmo automaticamente entende que você buscou por algo semelhante ao título de um app, então, consequentemente, ele é rankeado em uma posição muito superior a que ele rankearia normalmente se aquela mesma palavra estivesse no campo de keywords ou na descrição.

Já fizemos centenas de testes de títulos aqui e vou ser honesto: alguns não resultaram em nada e alguns surtiram até efeito negativo. Porém, grande parte se mostrou positivo, com crescimentos de 5% s 160% assim que a otimização entrou no ar. Portanto:

• Procure inserir keywords no título para as quais você está rankeando mal, ou que você precisa rankear melhor por ter um valor muito grande para seu negócio (por exemplo, um aplicativo de delivery que está fora do TOP 5 para a keyword “delivery” poderia facilmente se beneficiar disso);

• Não coloque keywords demais em seu título! Recomendamos que você insira pelo menos duas, e, dependendo do contexto poderá colocar até cinco desde que seu título não pareça “spam” demais;

• Não esqueça de checar se você não está repetindo nenhuma keyword que já consta em seu nome do desenvolvedor ou com suas próprias keywords. A eyso tem uma ferramenta bem legal para você fazer esse tipo de checagem antes de publicar seu update;

• E, mais importante, pesquise e meça os resultados. Algumas keywords podem parecer muito relevantes, porém, podem acabar por não entregar tráfego quase que nenhum. Outra coisa que pode acontecer também é você não rankear bem mesmo colocando essa palavra no título. Isso pode ocorrer caso seus concorrentes estejam utilizando a mesma solução ou tenham indicadores como engajamento, número de downloads, número de ratings e média de ratings muito superior aos do seu app.

Então não se esqueça: no seu próximo update leve em conta o posicionamento das suas keywords. Se não der certo, não desista, continue testando outras possibilidades.