O Facebook realizou um investimento US$ 5,7 bilhões na Jio, uma operadora indiana de redes móveis e fixa. De acordo com anúncio feito na última terça-feira, 21, o aporte transforma a empresa de Mark Zuckerberg em acionista minoritária da companhia de telecomunicações, com 10% das ações.
A ideia do Facebook no aporte é alcançar uma população de 60 milhões de pequenos comerciantes na Índia. Para isso, as duas empresas entram em cooperação para levar serviços a esse público. A primeira ação é uma parceria comercial para oferecer o WhatsApp junto ao serviço de marketplace para comerciantes, o JioMart, de modo que os mercadores façam negociações com seus clientes pela plataforma de mensageria.
Em suas operações, a Jio tem atualmente 388 milhões de assinantes em sua base. De acordo com relatório financeiro do quarto trimestre de 2019, a companhia recebeu 26,6 milhões de novos assinantes em sua base LTE. No período, a Jio registrou US$ 1,6 bilhão de receita, US$ 510 milhões em lucro operacional e US$ 160 milhões em lucro líquido.
Subsidiária da Reliance Industries, a Jio faz parte de um conglomerado asiático que possui empresas de óleo, gás, petroquímica, mineração, varejo e têxtil. O grupo é dirigido por Dhirubhai Ambani.