Começou nesta terça-feira, 22, o julgamento nos Estados Unidos para definir os remédios contra o Google no mercado de motores de buscas online e navegador online (browser) que podem resultar em desmembramento (spin-off, no original) desses negócios.
De acordo com a Reuters, o head de produto da OpenAI, Nick Turley, participou das audiências e se prontificou a comprar o Google Chrome, o negócio de browser da competidora. A audiência na Corte Distrital de Columbia foca em ouvir os seus rivais para entender o impacto de seu monopólio neste mercado, além do próprio Google.
Na plataforma eletrônica judicial dos EUA, CourtListener, é possível notar que a ação foi ampliada para ouvir as empresas de plataformas de inteligência artificial generativa, como Anthropic, uma vez que essas empresas estão avançando nesses dois segmentos. A Apple ainda apresentou uma moção em sigilo.
Também participam da audiência as companhias de publicidade, como Yahoo e adMarketplace.
Histórico – Google x EUA
O Google perdeu uma disputa contra o Departamento de Justiça (DOJ) norte-americano e 38 estados por monopólio neste segmento em agosto do ano passado. Na época, a acusação revelou que o conglomerado pagou US$ 26 bilhões nessas parcerias, o equivalente a quatro vezes mais que todos os outros custos específicos de pesquisa do Google combinados.
Como resultado, o juiz Amit Mehta decidiu que a empresa possui monopólio por meio de seus acordos de exclusividade com desenvolvedores de browsers, fabricantes de smartphones e operadoras de telefonia móvel.
Agora, a audiência foca em diminuir a influência e controle de mercado do Google em navegadores e motores de busca.
Importante dizer, esta não é a única derrota do Google que pode reduzir o domínio do Google no segmento online. Na última quinta-feira, 17, a empresa perdeu uma ação e também foi considerado que tem monopólio em publicidade online na Corte Distrital do Leste da Virgínia.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA