O Mercado Pago (Android, iOS), fintech do Mercado Livre, começará o processo para obter uma licença bancária no México, com o objetivo de se tornar o maior banco digital do país. Esse movimento busca consolidar sua posição no mercado financeiro e expandir sua oferta de serviços neste país.

Atualmente, o Mercado Pago oferece serviços financeiros que incluem cartões de débito e crédito, rendimentos diários sobre o saldo disponível em contas digitais, empréstimos pessoais e financiamento para pequenas e médias empresas (PMEs), além da opção de receber remessas. Com a obtenção da licença bancária, a fintech poderá ampliar sua carteira de produtos para incluir contas correntes, contas poupança, depósitos a prazo fixo e empréstimos comerciais e hipotecários.

Em coletiva de imprensa, Rivas explicou que o processo de solicitação pode levar até 24 meses, dependendo da colaboração com os reguladores. Durante este período, o Mercado Pago continuará oferecendo seus serviços atuais. “Queremos evoluir para ter um maior impacto no sistema bancário digital do México. Nos emociona iniciar este processo diante dos reguladores, já que contamos com a infraestrutura tecnológica para chegar aonde o banco tradicional não chegou e expandir nosso alcance com produtos mais inovadores e acessíveis”, acrescentou Rivas.

Ramiro Nandez, diretor comercial do Mercado Pago, mencionou que já tiveram aproximações com a Secretaria de Fazenda e Crédito Público (SHCP) e a Comissão Nacional Bancária e de Valores (CNBV), e que nos próximos meses formalizarão a solicitação. Atualmente, o Mercado Pago opera sob a figura de Instituição de Fundos de Pagamento Eletrônico (IFPE) e é o segundo aplicativo fintech mais baixado no México.

Antes do Mercado Pago, o Nubank

Este anúncio ocorre em um contexto de crescente competição no setor fintech no México. Em 2019, o Nubank, principal concorrente do Mercado Pago, entrou no mercado mexicano e, em outubro do ano passado, solicitou uma licença bancária no país. Da mesma forma, a Revolut obteve uma licença bancária em abril. Outras fintechs como Ualá e Kapital já operam como bancos após adquirirem instituições bancárias locais.

O Mercado Pago também opera em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, processando mais de 15 milhões de transações diárias. A solicitação de licença bancária representa um passo significativo em sua estratégia de expansão e consolidação no mercado financeiro mexicano.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!