CleverTap

“Nossa meta é ajudar os profissionais de marketing a construir experiências relevantes”, diz Luiz Lima, sales manager Brazil da CleverTap. Foto: divulgação

Chegou em janeiro deste ano ao mercado brasileiro a empresa CleverTap, com sua plataforma CRM e de comunicação multicanal de mobile marketing de engajamento com foco em retenção dos usuários em aplicativos. No caso, é possível enviar push notification, SMS, email, com canais de retargeting para mídia paga, por exemplo. A startup, criada por indianos nos Estados Unidos, possui mais de 10 bilhões de data points e envia mais de 2 bilhões de mensagens em diferentes canais diariamente, além de ser capaz de entregar 20 milhões de notificações push em menos de um minuto. Em oito anos de existência, a empresa reúne mais de 10 mil multinacionais em seu portfólio, como Disney, Sony, Discovery e Vodafone.

“Algumas empresas são nossas concorrentes indiretamente, como Oracle e Salesforce, mas o nosso diferencial é que esta ferramenta tem mais funcionalidades e engloba tudo o que o cliente precisa: automação, orquestração e comunicação. E tudo isso com uma camada de analytics comportamental”, resume Luiz Lima, sales manager Brazil da CleverTap, em conversa com Mobile Time.

“Analisamos milhões de pontos de contato para trazer escala, tudo em tempo real. Nossa meta é ajudar os profissionais de marketing a construir experiências relevantes”, completa o executivo.

As características

Entre as ferramentas da CleverTap para atrair os usuários dos aplicativos de seus clientes está um display dentro do app como uma caixa de mensagens (in-app message) para que os comunicados não se percam.

É possível segmentar interesses, ações ou RFM (Recência, Frequência e valor Monetário) na CleverTap por meio de “réguas”, ou seja, segmentação de grupos por tipos de clientes: se novos ou antigos, se recorrentes ou pouco compradores, se abandonaram o carrinho ou se precisam ser engajados. São ajustes que podem ser feitos e mensagens distintas são enviadas para cada um. Também há meios de resgatar o usuário que desinstalou o aplicativo enviando mensagens via mídias sociais, como Facebook, ou email.

É possível também perguntar para a plataforma qual o melhor horário para enviar uma mensagem porque a ferramenta entende o comportamento de uso do app por cada um de seus usuários. “Ele começa a entender o meu tipo de comportamento e envia para mim no horário mais conveniente”, reforça Lima. O executivo também conta que, por meio de uma matriz, a plataforma identifica e pode separar quem são os usuários “champions” (engajados), os “dormentes” (aqueles que não utilizam há tempos) e “novos usuários”, entre outros tipos de grupos.

CleverTap também se serve da geolocalização para aplicativos de varejistas, por exemplo. Ou seja, quando um cliente, com o app, passa perto de uma loja, o aplicativo pode enviar uma notificação push. “E ele pode comprar no app e retirar na loja, por exemplo, dando descontos específicos”, comenta.

A ferramenta faz cortes comportamentais e é capaz de prever a próxima compra do usuário. “Se quero maximizar as vendas de camisetas, então, vejo pela plataforma quem está mais propenso a fazer essa compra ou não. Neste caso, é possível dividir a campanha entre esses dois grupos. E aos menos propensos podemos dar um desconto maior”, exemplifica.

No Brasil

Segundo Lima, o País é o mercado que mais cresce no mundo na área de apps, perdendo somente para a Indonésia. A CleverTap até tem um escritório na Colômbia que atendia, até então, os clientes brasileiros, mas optaram por montar um espaço por aqui. “Agora temos um escritório com pessoas que entendem o mercado nacional e fazem o atendimento na língua local”, diz o executivo.

No Brasil, entre as empresas clientes estão Zé Delivery, Beep Saúde, 12 Minutos, entre outros. A ideia da CleverTap é crescer 50% ano a ano. “Estamos em um mercado com market share pequeno, mas com um enorme potencial”, diz.

Lima explica que a startup não foca em nenhum tipo de empresa específica, mas é preciso ser mobile first.

Um exemplo dado por Lima foi com o cliente BanQi. Desde que passaram a usar a plataforma, em março de 2019, a fintech aumentou em 30% seus usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) e cresceu em 22% a quantidade de novas ativações em seu aplicativo.

“A plataforma é única por trabalhar a parte de engajamento também. Existem soluções só de push, só de SMS, só de email. E com a gente temos o conjunto dessas ferramentas”, resume Lima. “É uma dor administrar vários fornecedores. E aí a gente vem com a plataforma com CRM que você ainda pode enriquecer com ‘third party data’, como dados do Serasa, por exemplo”, explica. “O conjunto da obra nos traz força”, argumenta.

A integração com a ferramenta da CleverTap se dá por meio de um SDK e pode ser feita entre duas e quatro semanas. A equipe da companhia auxilia todo o processo além de oferecer treinamento para o uso da plataforma. O modelo de negócios é baseado em Software as a Service (SaaS) com assinaturas que podem ser de um a três anos.

 

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