A Algar Telecom anunciou nesta quarta-feira, 22, ter alcançado a meta de ter 100% da sua matriz energética renovável.
O objetivo alcançado é reflexo do investimento da companhia em usinas fotovoltaicas próprias, entre outras iniciativas, e de certificados de energia renovável.
As duas usinas foram construídas em 2018 e 2020. Ambas estão na região de Uberlândia (MG) e somam capacidade para gerar 18.600 MWh por ano de energia solar.
Para atingir a meta, a Algar Telecom atuou em duas frentes de atuação: a transição da matriz elétrica para fontes renováveis e eficiência energética, ambas com foco na redução de emissões de CO2.
Ao longo de 2021, a empresa também investiu na modernização de equipamentos de climatização, substituindo aparelhos de ar-condicionado para modelos mais eficientes, com a troca daqueles que utilizam o gás R22. Também foi realizado o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica dos escritórios e prédios.
Outro ponto que fez com que a empresa de telecom economizasse foi a substituição das redes legadas por fibra óptica. Em 2021, a Algar Telecom deixou de consumir cerca de 600 MWh/ano por conta da modernização das redes de 97% dos clientes banda larga.
As iniciativas e os investimentos da empresa resultaram, em 2020, em uma redução de consumo de energia de 55.851 MWh, para 54.977 MWh, em 2021.