Os usuários japoneses tiveram um motivo para acordarem mais felizes nesta sexta-feira, 22: a Niantic liberou para download o game mobile que utiliza realidade aumentada por meio das câmeras de smartphones, o Pokémon Go (Android e iOS).

A população japonesa era a que mais aguardava pela liberação de acesso ao aplicativo, por ser a principal consumidora da marca. O Japão responde por 45% da receita com produtos com a marca Pokémon no mundo. Pokémon (Pocket Monsters) surgiu originalmente em 1996 no Japão como dois jogos para o console Game Boy da Nintendo. Desde então, ganhou jogos para outros consoles, PCs, card games, filmes e séries animadas e agora game mobile.

O sucesso do Pokémon Go nas lojas de apps do Google e Apple pode ter elevado a marca para outro patamar. De acordo a App Annie, mais de US$ 1 milhão está sendo gerado por dia com compra in-app e nesse ritmo poderia chegar facilmente a US$ 1 bilhão de receita anual. 

Embora o valor da ação da Nintendo – detentora da marca – tenha saltado de 15 mil ienes para 28 mil ienes em menos de um mês, a empresa de Kyoto informou ao mercado nesta sexta-feira que o impacto do game não trará mudanças à expectativa de receita da empresa para o próximo balanço trimestral, algo que frustrou analistas.

Recorde

A chegada do jogo à sua terra natal surge em um momento único para a Nintendo. A Apple confirmou que o aplicativo foi o mais baixado na história da App Store em uma primeira semana pós-lançamento. Contudo, a companhia norte-americana não informou a quantidade de donwloads realizados até agora.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!