O b4waste (Android, iOS) é um aplicativo que conseguiu encontrar uma solução para dois problemas: estabelecimentos que precisam achar um destino para produtos próximos da sua data de vencimento, e o desejo do consumidor por itens de qualidade a preços mais acessíveis.
O ciclo da venda pelo b4waste começa no varejo. Os mercados e restaurantes indicam quais produtos estão com o prazo se esgotando e o cliente pode optar por receber alertas quando uma novidade entra no sistema. É possível comprar alimentos e cosméticos nestas condições com, no mínimo, 50% de desconto. “É um modelo de negócio que funciona com força na Europa e pensamos em algo que fizesse sentido para o mercado brasileiro. O Brasil joga fora 41 mil toneladas de comida diariamente. Só do setor de hortifrúti, 50% da produção vai paro o lixo”, afirmou Daniel Neuman, um dos sócios do b4waste, ao Mobile Time.
Segundo ele, as vantagens não são apenas para o consumidor, como também para o varejista, que pode transformar suas perdas em receita. Em funcionamento desde o início do ano, o app já registra uma diminuição das caçambas que recolhem produtos em mercados associados. No caso dos cosméticos, há ainda a economia do custo de destruição do item e da embalagem.
Para dar início ao projeto, os sócios realizaram um investimento de R$ 1 milhão destinado à parte de tecnologia, marketing e desenvolvimento comercial. A expectativa é investir mais R$ 3 milhões nos próximos dois anos no app, que funciona, por enquanto, apenas em São Paulo.