A Crowdstrike informou via Linkedin, no último domingo, 21, que boa parte dos 8,5 milhões de dispositivos Windows afetados pela atualização no sistema Falcon Sensor já voltou a funcionar.
Além disso, em uma publicação no site da empresa nesta segunda-feira, 22, informa que uma nova técnica para acelerar e remediar sistemas impactados foi testada com clientes da empresa de cibersegurança. Agora a ideia é operacionalizar para ter o opt-in dos demais usuários afetados.
Enquanto essa alternativa de conserto não é lançada como padrão, a Crowdstrike pede para seus clientes acompanharem os alertas para terem as atualizações mais recentes.
Vale lembrar, o problema com o Falcon Sensor começou na última sexta-feira, 19, com uma tela azul (Blue Death Screen, no original em inglês).
Embora tenha afetado apenas dispositivos Windows, a Crowdstrike é uma plataforma de cibersegurança corporativa para servidores. Com isso, o impacto foi sentido em aplicativos e serviços móveis no mundo tudo, inclusive bancos no Brasil que buscaram a correção no mesmo dia.
Como resultado, a companhia perdeu US$ 10 bilhões de valor de mercado ao final do pregão na Nasdaq na mesma sexta-feira.
Imagem principal: arte de Nik Neves para Mobile Time