O WhatsApp é usado como canal de marketing por cerca de 70% das companhias do Brasil, de acordo com levantamento feito pela RD Station. A pesquisa ouviu 3 mil profissionais no total: 1.827 do marketing e 1.484 de vendas. O aplicativo de mensageria tem maior popularidade entre companhias B2C: 72% delas o utilizam para marketing, contra 61% das B2B.
O estudo também revelou que, para 70% dos times comerciais, o WhatsApp é o que tem o melhor êxito para contatar potenciais clientes. A ferramenta desbanca a visita presencial (32%) e o contato via telefone (31%). Além disso, independentemente da área, o WhatsApp é usado rotineiramente por aproximadamente 65% das companhias, sendo a maioria microempresas (75%).
Já em relação às formas de contato, em 45% dos casos ela ocorre de forma manual, através de envios individuais ou por listas de transmissão. Logo atrás estão os contatos via botão do WhatsApp (44%) e por anúncios de mídia paga (39%). Curiosamente, o envio manual também é a principal queixa de 56% entrevistados, seguido pelas dificuldades de se medir resultados (43%) e falta de engajamento (35%). Outro ponto que chama a atenção é o fato de que 31% dos participantes não sabem como utilizar o app como estratégia de marketing ou venda.