O site e aplicativo móvel Yelp anunciou sua chegada no Brasil nesta quinta-feira, 22. Por meio da ferramenta, as pessoas podem encontrar estabelecimentos e empresas próximas e ler e escrever avaliações sobre elas. O usuário pode se cadastrar pelo site ou baixar gratuitamente o app para Android ou iPhone.
A empresa foi fundada em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2004, e já expandiu para Canadá, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Turquia, entre diversos outros países. “Nós gostaríamos de estar presentes por todo o mundo, mas estaremos concentrados no Brasil por um tempo, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, onde contrataremos um gerente para cada uma dessas cidades”, diz Miriam Warren, vice-presidente para novos mercados do Yelp. Os gerentes contratados terão a meta de divulgar a plataforma e aumentar o número de usuários e negócios cadastrados.
Mirian Warren, vp para novos mercados do Yelp
Segundo a executiva, o principal diferencial do Yelp é a quantidade e profundidade de dados que a ferramenta possui para todos os tipos de negócios, seja restaurante, bar, como lavanderia, dentista ou pet shop. “A característica importante do aplicativo móvel é que você tem total acesso a 42 milhões avaliações, de qualquer lugar que estiver e a qualquer hora. Isso ajuda as pessoas com uma necessidade imediata por alguma coisa, para encontrar exatamente o que elas precisam baseadas nas resenhas dos consumidores”, diz Warren. Ela também cita a função do localizador do Yelp, que funciona como uma camada de realidade aumentada por cima da visão da câmera, que mostra de imediato os estabelecimentos que estão ao redor do usuário.
O interessante é que, além de ser gratuito para usuários, o Yelp não cobra dos estabelecimentos que desejam criar uma página e divulgar suas informações e contatos. O modelo de negócios da ferramenta é a publicidade, que permite que anunciantes apareçam em resultados relevantes de busca, de maneira similar ao Google.
Atualmente, o Yelp tem cerca de 108 milhões de visitantes únicos por mês em todas as suas plataformas, e 45% do tráfego vem dos aplicativos. Além disso, 40% dos anúncios publicitários são mostrados nos dispositivos móveis. “Quando adicionamos o tráfego da web móvel, 59% das buscas no Yelp são feitas via mobile”, afirma Warren.
Tela do Yelp, agora traduzido para o Português