4,6 bilhões de usuários de serviços móveis até 2020 é a estimativa do estudo da GSMA, o que nos mostra que realmente a mobilidade é e será o centro do mundo. As empresas que souberem aproveitar esse movimento terão um incremento significativo e permanecerão competitivas em todos os mercados de atuação.

Mas os dados não param por aí: ainda pelas informações da GSMA, a base de conexões M2M aumentará 25% até 2020 na América Latina. E o melhor de tudo isso: nosso país será o líder desse processo. Vamos além, pois a solidez dos smartphones sairá dos seus 38% há dois anos para 72% em 2020. Você acredita que ainda pode deixar sua empresa esperando?

Já passou da hora de aproveitar o “boom” da Internet a seu favor criando as melhores oportunidades para fazer hoje e colher “amanhã”. O tráfego da Internet no Brasil em apenas quatro anos será equivalente a 397 vezes o volume que era em 2005, por exemplo. Portanto, foque nas tendências globais direcionadas ao seu segmento em particular, mas com a visão do todo.

Sua empresa está conectada via mobile? Essa resposta necessariamente precisa ser positiva. Caso não seja, o caminho a percorrer será ainda mais longo. Porém, não tardio. Não permita que seus negócios se tornem obsoletos, pois você tem alternativas para que isso não aconteça. Desenvolva com foco na mobilidade antes de qualquer coisa, mas não antes de compreender tudo o que pode fazer pelo seu nicho de mercado. É claro que o profissional de TI é o mais indicado para essa análise e toda a implantação dessa mudança.

Falando neles, também será indispensável que equilibrem inovação e integração das novas tecnologias não esquecendo das soluções que já existem. É preciso que os processos andem juntos. Quais são os pilares da sua empresa? Você já reviu isso? Se eles não estiverem baseados na conexão humana e na satisfação do usuário, você pode estar no caminho errado.

A mobilidade exige que você tenha as informações relevantes em tempo real para que possam ser acessadas a todo e qualquer tempo e espaço. Seja qual for a sua área de atuação, tenha em mente que o perfil do consumidor mudou.

Ou seja, os clientes estão pautados por informações que não param e que chegam a todo instante por meio da mobilidade. Isso não apenas faz com que escolha o produto ou serviço com consciência do que realmente precisa, mas também está por dentro dos seus concorrentes e dos benefícios que eles oferecem.

Seja ágil, pois a mobilidade exige isso. Aproveite os dados que as soluções oferecem sobre a sua empresa e faça com que isso gere um atendimento de excelência. Atente para o novo sem medo de errar a mão. Você só vai se arrepender se não fizer, pois vai ficar para trás na corrida pela sobrevivência. Aliás, esqueça a sobrevivência e tenha em mente apenas uma coisa: é preciso muito mais do que sobreviver, é preciso fazer a diferença para permanecer.

 

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