Os jogos móveis devem registrar uma receita global de US$ 68,5 bilhões neste ano, crescimento de 10,5% ante os US$ 62,2 bilhões de 2018. O estudo apresentado pela Newzoo nesta quinta-feira, 22, estima que o mobile gaming responderá por 45% do total de faturamento da indústria de jogos eletrônicos neste ano, US$ 152 bilhões, incremento de 1 ponto percentual comparado aos US$ 138,7 bilhões de um ano antes.
“O celular ainda é o segmento de mercado de games que cresce mais rápido no mundo. Mas notamos que esse aumento (do segmento) está desacelerando em mercados maduros como a América do Norte, a Europa Ocidental e o Japão. Os mercados emergentes – Sudeste Asiático, Índia e o Oriente Médio e o Norte da África – contribuirão mais para o crescimento do segmento”, escreveu Tom Wijman, analista sênior de mercado da Newzoo.
“No entanto, uma série de outros fatores também contribuem (para o crescimento global). Incluindo mais títulos multiplataformas, aumento de usuários de smartphones e melhorias para hardware móvel e infraestrutura de Internet móvel, como a implantação das redes 5G”, completou.
Em 2022, a Newzoo estima que o segmento de mobile gaming vai gerar US$ 95,4 bilhões, aproximadamente metade da fatia do mercado global de jogos.
Importante frisar que a Newzoo considera receita móvel os downloads pagos e gastos em jogos em markeplaces. A pesquisa da empresa foi feita entre fevereiro e março de 2019 com mais de 62,5 mil entrevistados de 30 países.
Smartphones x Tablets
Na divisão por dispositivo, a receita com games em smartphones terá um aumento de 11,6% entre 2018 e 2019, e alcançará US$ 55 bilhões com 35% do total da receita global de games. Por sua vez, os tablets registrarão US$ 13,6 bilhões, um incremento de 5% na comparação ano a ano com 9% do share de mercado.