A Accenture e a AWS firmaram parceria para criar uma plataforma de inteligência artificial responsável, ou seja, que adote práticas de desenvolvimento operacional ético e positivo. Apresentada nesta quinta-feira, 22, a ferramenta foi batizada como Accenture Responsible Artificial Intelligence e tem como objetivo ajudar clientes da consultoria a testar, construir, implantar e escalar as aplicações de IA com segurança.
Baseado na nuvem AWS, o serviço terá todo o workflow em IA da companhia, como Amazon Bedrock, Amazon SageMaker, AWS Control Tower e Amazon DataZone. Pelo lado da Accenture, a solução terá dados de 1 mil projetos e casos de uso com IA generativa que foram feitos para clientes e servem atualmente 750 mil pessoas em 120 países.
Com isso, as empresas poderão enxergar os riscos e encontrar formas de reduzir problemas e demandas com as regulações que mudam rapidamente. Isso incluirá cinco capacidades para estabelecer regras e proteções (guardrails), como:
- Governança e princípios em IA;
- Avaliação de risco em IA;
- Teste sistêmico com mitigação de IA responsável;
- Monitoramento e suporte de conformidade;
- Análise de impacto empresarial, o que inclui força de trabalho, privacidade, segurança e sustentabilidade.
Outras iniciativas de Accenture e AWS
Esta não é a primeira iniciativa das duas empresas com IA Responsável, uma das principais etapas de crescimento do Hype Cycle do Gartner em IA. Em março, as duas companhias firmaram acordo com a Anthropic para escalar a IA responsável.
Um primeiro caso de uso da parceria foi feito com o Departamento de Saúde do Distrito Columbia nos Estados Unidos, durante o primeiro trimestre. Baseado no Claude, as empresas criaram o chatbot Knowledge Assist para moradores saberem informações precisas sobre programas de saúde, vacinação e nutrição distrital.
Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time