O TikTok (Android, iOS) acumula US$ 15 bilhões em gastos de seus consumidores no aplicativo somando App Store e Google Play ao longo de oito anos de existência. A rede social de vídeos curtos é o primeiro app fora do segmento de games a alcançar a marca. O número 1 de todos é o jogo de arena de batalha multiplayer online (MOBA) Honor of Kings, da Tencent. Os números foram divulgados pela Sensor Tower.
Monster Strike e Candy Crush Saga são os outros dois jogos que alcançaram a marca de US$ 10 bilhões, e 15 aplicativos adicionais atualmente estão acima de US$ 5 bilhões.
Ao considerar os aplicativos fora do segmento de games, o domínio do TikTok é ainda mais evidente. YouTube e Tinder são os únicos outros apps entre os dez principais, cada um com cerca de US$ 8 bilhões em gastos dos consumidores ao longo da vida na App Store e Google Play.
Quase metade dos gastos (47%), ou cerca de US$ 7 bilhões, veio da China, onde o app existe com outro nome: Douyin. E os Estados Unidos estão na segunda posição, tendo contribuído com US$ 3,2 bilhões em gastos dos consumidores ao longo da existência do TikTok, representando 22% do total global. Alemanha, Japão e Arábia Saudita respondem, cada, por 3% de participação.
O surgimento do TikTok
O TikTok surgiu em setembro de 2016 e ganhou o mundo um ano depois, mais precisamente em novembro de 2017, quando a ByteDance o comprou do musical.ly. O aplicativo agora ocupa o quinto lugar em downloads ao longo da vida, ficando atrás apenas dos quatro principais aplicativos da Meta (WhatsAp, Facebook, Messenger e Instagram).
Os totais do TikTok incluem aqueles do musical.ly antes de ser fundido com o TikTok, bem como do Douyin, a versão local para a China.
Em 2020, o app sofreu seu primeiro golpe quando foi proibido na Índia.
No entanto, foi neste mesmo ano que a rede social de vídeos investiu em outro modelo de negócios, além do publicitário: as compras in-app. A monetização permitia que seus usuários comprassem moedas do aplicativo para dar gorjetas aos criadores de conteúdo.
Os últimos números
No segundo trimestre de 2024, os usuários da rede gastaram US$ 1,3 bilhão em compras in-app. Este foi o quinto trimestre consecutivo que a marca alcançou pelo menos US$ 1 bilhão em compras.
De acordo com a Sensor Tower, como o melhor trimestre do Honor of Kings foi o 2T21, quando chegou a US$ 765 milhões, se as tendências se mantiverem, o TikTok alcança o game chinês nos próximos 12 meses e se torna o principal aplicativo móvel em termos de gastos dos consumidores ao longo da vida.
A publicidade
O modelo de negócios baseado em publicidade ainda é o mais importante para o TikTok. Somente nos Estados Unidos, no segundo trimestre de 2024, os gastos chegaram a US$ 2 bilhões, segundo a Sensor Tower.