O WhatsApp e a televisão são os canais mais utilizados pelos brasileiros para se manterem informados. Segundo a pesquisa MARCO: o comportamento do consumidor Pós-Covid 2022, realizada pela agência de notícias MARCO, a TV lidera com 73%, seguida pelo app de mensageria, com 72%.

Ou seja, na pergunta “Numa escala de 1 a 10,  com que frequência você usa os seguintes canais para se manter informado?”, 73% dos entrevistados responderam de 7 a 10 para a frequência com que usam a TV para se informar, enquanto que para o WhatsApp 72% escolheram a mesma margem de notas, praticamente empatando os dois meios. Em seguida está o Instagram (68%), jornais online (61%), rádio (44%) e jornais impressos (15%).

A pesquisa realizada pela MARCO fez um recorte regional no Brasil e aponta que, se descontar o Sudeste, as outras regiões escolheram o WhatsApp como meio para se informar, concentrando 75% das notas máximas em frequência de uso. O Instagram segue em segundo (69%) e a TV aparece em terceiro lugar (67%).

A TV lidera no Sudeste. Nesta região, registra 78% contra 69% do WhatsApp.

O estudo destaca ainda novas mídias, como o podcast, que concentra 42% das maiores notas em frequência de uso no Brasil. E, sem a preocupação em determinar a recorrência e a comparação com outras mídias, 70,3% dos entrevistados ouvem podcasts.

68,3% dos brasileiros entrevistados também dizem saber o que é o metaverso e, entre eles, mais da metade diz ter jogado neste meio.

A Covid

A maior parte dos entrevistados (88,2%) afirmou que a pandemia de Covid-19 os transformou como pessoas.

A crise sanitária também acabou ajudando a solidificar exigências do público relacionadas à responsabilidade social das empresas e à forma como elas se posicionam na sociedade. Segundo o estudo, 90% dos brasileiros atribuem notas de 7 a 10 sobre o quão importante é para marcas e empresas promoverem a diversidade, enquanto 93% fazem a mesma avaliação sobre o respeito ao meio ambiente.

Metodologia

A pesquisa “MARCO: o comportamento do consumidor pós-Covid” analisou tendências de consumo em 14 mercados onde atua, entre eles o brasileiro. O trabalho de campo aconteceu entre maio e junho de 2022, e coletou respostas de 14,2 mil consumidores de diferentes regiões do país, faixas etárias e de renda.

 

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