O Brasil é o terceiro mercado que mais baixou o app oficial do ChatGPT (Android, iOS) até agora, com 5 milhões de downloads, ou 9% do total de 55 milhões registrados na Google Play e na App Store desde o seu lançamento, informam dados da AppMagic. Na frente do Brasil estão apenas os EUA (19%) e a Índia (11%). Depois aparecem Japão (7%), Reino Unido (4%), Alemanha (4%), México (3%) e Turquia (3%).
Somente nos últimos 30 dias, foram feitos 17 milhões de downloads do ChatGPT, sendo 1,7 milhão deles no Brasil. Em setembro, o ChatGPT subiu para a 14ª posição entre os apps mais baixados do mundo. No Brasil, ocupa a 22ª posição.
Em receita, de acordo com a AppMagic, o ChatGPT já faturou US$ 6,7 milhões através do billing da App Store e da Google Play. Somente nos últimos 30 dias foram US$ 2,4 milhões. Cabe ressaltar que esses valores não incluem o faturamento do ChatGPT quando vende a assinatura premium pelo seu site, em vez de usar o billing das lojas de aplicativos. Ou seja, sua receita é muito maior que isso.
Análise
Os números do ChatGPT servem como indicador de quais países estão mais receptivos ao conceito de IA generativa, e onde as pessoas começam a utilizar essa tecnologia não apenas no computador, mas também nas telas de seus celulares. Reforça também a imagem do Brasil e da Índia como mercados cujas populações se interessam por tecnologia e costumam ser early adopters.
A ausência da China na lista se explica pelas restrições impostas pelo país ao uso do app de IA generativa.