A Simples Inovação é uma empresa niteroiense de consultoria, desenvolvimento e gerenciamento de e-commerce. Atuante há 10 anos no mercado, ao longo da sua história investiu em diversas startups que auxiliam e complementam o negócio. E, nesse tempo, passaram de 2 mil clientes. Seu fundador e atual CEO, Hawan Moraes, iniciou o que chama de “modeladora digital” quando tinha 20 anos e, hoje, a companhia conta com clientes em três continentes: Ásia, Europa e Américas. No momento, inicia a expansão para Portugal, onde vão abrir um escritório, e, para o ano que vem, a mira está direcionada para os Estados Unidos. A Simples foca na construção de e-commerce, otimização de campanhas e estratégias com inteligência artificial e segue com o cliente até a logística, com oferta de galpões para armazenamento das mercadorias e a entrega do produto até o cliente final a partir de parcerias com outras empresas. Seu diferencial está no pensamento em desenvolver toda a cadeia de comércio eletrônico, mas também em desenvolver soluções mobile first.
“Hoje, o responsivo não funciona. Não adianta ter um layout lindo na horizontal e mudá-lo para a vertical, cortando e jogando as coisas para baixo (para a rolagem de tela). O responsivo se adapta ao formato do celular. No mobile first, não. O site é pensado do início ao fim para ser visualizado na tela do smartphone”, explica Moraes em conversa com Mobile Time.
Com sua solução, a Simples Inovação subiu em 8% a taxa de conversão da loja do Flamengo, ao mudar o site para mobile first. Em dia de jogo, 98% dos acessos são pelo dispositivo móvel nas lojas virtuais tanto do Flamengo quanto do Fluminense, dois dos seus clientes.
“Entre os nossos clientes, entre 70% e 80% dos acessos são mobile”, explica Moraes.
Seu modelo de negócios é baseado em SaaS – “é o service as a service”, brinca – com a cobrança de uma assinatura por recorrência. É possível assinar por módulos, como criação do e-commerce somente, criação + Evolução ou Evolução + Fulfilment, quando a Simples cuida de todo o processo da operação, inclusive gestão de anúncios, email marketing, UX do e-commerce, logística e SAC.
E, apesar de ter clientes antigos, há cerca de oito anos, por exemplo, seus contratos são mensais. “O cliente acaba ficando conosco porque nós pensamos na jornada como um todo”, explica.
Sobre desenvolvimento de aplicativos, Moraes sempre gosta de fazer a pergunta-chave para seus clientes: “vai gerar valor para o cliente final?” O executivo explica que os apps podem ser desenvolvidos a partir de uma parceria com uma das startups que recebeu investimento da Simples Inovação, mas, com o e-commerce mobile first, não vê a necessidade, uma vez que o app não é usado com recorrência.