Sou do tempo em que alguns restaurantes ofereciam uma espécie de cartão de fidelidade em cujo verso carimbavam a cada refeição que você comia. Ao juntar uma certa quantidade de carimbos, você trocava por um desconto especial. Bom, a não ser que você fosse muito organizado ou almoçasse todo dia no mesmo lugar, acabava perdendo aquele papel todo carimbado. Não é necessário nem sequer viajar no tempo: a pizzaria da esquina da minha casa ainda usa esse primitivo sistema de programa de fidelidade. Por que não migrar tudo isso para o celular, que está sempre no nosso bolso? Essa é a proposta do Bonuz.

O Bonuz é um app que funciona como cartão fidelidade de quatro redes de restaurantes: Koni Store, Spoleto, Yoggi e Domino's Pizza. Com a câmera do celular, o usuário fotografa a nota fiscal da sua refeição e ganha, em troca, um "carimbo" virtual. Ao juntar seis carimbos, recebe em troca um brinde. Pode ser uma pizza média com refrigerante de 600 ml no caso da Domino's ou uma porção de hot philadelphia na Koni Store. A troca é feita apresentando o celular no balcão de qualquer unidade das referidas redes. Além da facilidade e conveniência para o consumidor, minimiza as fraudes para o lojista.

Lancho frequentemente na Koni Store perto da minha casa e testei o app ao longo dos últimos dois meses. O login é feito pelo Facebook, o que poupa tempo. E você não precisa se relogar a cada nova sessçao. A única função do app é registrar as refeições nessas redes através de foto e colecionar os selos: simples e direto, como um app deve ser. Os selos não vêm automaticamente: cada nota fiscal enviada por foto passa por uma verificação do sistema antes de o selo ser liberado para o consumidor. Não reparei quanto tempo leva, mas sempre que voltava ao restaurante o carimbo da última vez estava acrescentado. Quando juntei seis selos fui ao restaurante só para pegar meu brinde. E como não incluía bebida, acabei comprando um refrigerante a mais. Ou seja, o app conseguiu me fazer ir mais vezes do que o normal ao Koni Store e a gastar mais mesmo quando fui trocar o brinde. É a prova de que de fato fidelizou o cliente e gerou mais receita para a marca. Outras redes de restaurantes deveriam adotar essa proposta e "mobilizar" seus cartões de fidelidade! Vou propor a ideia à pizzaria da esquina da minha casa.

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