O maior desafio dos aplicativos móveis de redes varejistas é gerar engajamento para se manterem relevantes e não serem apagados do smartphone, avalia André Petenussi, CTO da Netshoes, em entrevista para Mobile Time.

“O desafio do varejo é que o app seja relevante no celular do cliente o tempo todo, não apenas quando tem uma campanha. É natural que, quando precisa de mais espaço no celular, o consumidor não vai tirar seu app de mensagens, nem o de rede social, mas aquele que não usa tão frequentemente”, comenta o executivo.

Andre Petenussi CTO Netshoesbaixa

Petenussi sugere que as marcas de varejo procurem se relacionar com os clientes para além da compra. Uma das saídas é oferecer conteúdo. Ele cita o exemplo da Netshoes, que vem investindo em um portal próprio na web com streaming de esportes ao vivo, como as partidas da Liga de Basquete Feminino. Embora o projeto não esteja dentro do app, ele ajuda no ‘brand awareness’.

Mobile first

A participação do mobile vem crescendo rapidamente na Netshoes. Três anos atrás, os dispositivos móveis respondiam por 10% dos pedidos. Agora a participação é de 54%.

O crescimento do mobile se deve à mudança do comportamento dos usuários, mas também a uma série de ações tomadas pela empresa para melhorar a experiência em dispositivos móveis. Dentre elas, Petenussi destaca três: 1) o desenvolvimento de uma plataforma própria, instalada na nuvem, que melhorou a performance e a experiência de compras no app e no site móveis; 2) o pioneirismo da Netshoes, entre varejistas, ao adotar a navegação gratuita no app; 3) a implementação de uma política “mobile first”, ou seja, tudo é desenvolvido pensando primeiro na interface do smartphone.

“Tudo o que desenvolvemos hoje é primeiro pensado para mobile. Desenhamos a experiência primeiramente para esse cliente. Fazemos dezenas de testes. Criamos várias hipóteses e testamos cada uma. Só depois trabalhamos na versão para desktop”, relata.

Hoje, a maior parte dos acessos móveis ao Netshoes acontece através de navegadores, em seu site móvel. “O app é para quem ama a marca, para os brand lovers”, explica.

 

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