O Banco Central (BC) informou que 130 milhões de brasileiros têm conta em bancos digitais. A autarquia federal entende que essas instituições financeiras vêm exercendo um importante papel na inclusão financeira. E todos os mais de 5,5 mil municípios do país possuem, pelo menos, uma unidade física de algum banco. O comparativo foi exposto pelo chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC (BCB/Depef), Luis Gustavo Mansur, em evento realizado no Nubank (Android, iOS), em São Paulo, nesta terça-feira, 22. 

Em meio ao processo de digitalização, o Pix vem ganhando mais espaço. Até agosto deste ano, em torno de 161 milhões de pessoas – cerca de 90% da população adulta – já tinham feito a transação alguma vez na vida. Em paralelo, a oferta de crédito também se expandiu. Nos últimos quatro anos, ao menos 35 milhões de pessoas usaram o serviço pela primeira vez.

Só que quando se fala de Open Finance, o cenário não é tão impactante. Até outubro de 2024, a autarquia registrou mais de 55 milhões de consentimentos ativos. Para o chefe do Depef, as pessoas ainda se sentem inseguras na hora de compartilhar dados. “Muitas pensam que pode ser algum tipo de golpe”, observou. Apesar disso, ele considera que aos poucos a população está compreendendo os benefícios do Open Finance e aderindo ao sistema.

Foto: Luis Gustavo Mansur Siqueira, em evento no Nubank – Karina Merli/Mobile Time