[Matéria atualizada em 22/10/24, às 19h47, para inserir precauções ao usar o Claude 3.5 Sonnet] A Anthropic lançou uma nova versão do Claude 3.5 Sonnet e um novo modelo grande de linguagem (LLM), o Claude 3.5 Haiku. As novas atualizações do assistente avançam em todos os quesitos, mas a empresa destaca suas atuações na codificação. E, no caso do Sonnet, a empresa apresenta uma funcionalidade que permite que o assistente virtual interaja com o computador para extrair dados de diferentes aplicações e janelas.

Claude 3.5 Sonnet no computador

A nova funcionalidade ainda é uma versão beta: por meio de API, Claude percebe e interage com interfaces de computador. A ferramenta permite que o assistente virtual traduza comandos solicitados em ações no computador. Os desenvolvedores podem instruir a IA a usar computadores da mesma forma que as pessoas — olhando para uma tela, movendo o cursor, clicando em botões e digitando texto. A nova funcionalidade pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas, realizar testes e controle de qualidade (QA), e conduzir pesquisas abertas.

Como exemplo, a Anthropic simula o preenchimento de um formulário de uma empresa fictícia que precisa de dados que estão em diferentes aplicações no computador. No prompt, o desenvolvedor deve pedir para que a IA verifique nas planilhas e em outros documentos do computador. Claude, então, vasculha os arquivos, simulando o uso de uma pessoa na máquina. Na prática, o assistente virtual faz capturas de telas para procurar pelas informações. Ao encontrá-las, ele inicia o preenchimento dos dados e submete o formulário.

Entre as empresas que testam o produto estão Asana, Canva, Cognition, DoorDash, Replit e The Browser Company.

Claude 3.5 no computador ainda está em fase de testes e apresenta algumas falhas, como rolar tela, arrastar e ampliar. A ideia é receber feedback dos usuários. Por isso, a Anthropic pede para que as pessoas utilizem a ferramenta em tarefas simples, sem risco de causar danos.

Vale dizer que a nova versão terá o mesmo preço da anterior.

Um porém

A Anthropic alerta que o uso do novo Claude 3.5 Sonnet para interagir com o computador apresenta riscos em especial quando está conectado à Internet. A empresa sugere algumas precauções:

  • Usar uma máquina virtual dedicada ou container com privilégios mínimos para prevenir ataques diretos ao sistema ou acidentes;
  • Evitar dar ao modelo acesso a dados sensíveis, como informações de login de contas;
  • Limitar o acesso à Internet a uma lista de domínios permitidos para reduzir a exposição a conteúdo malicioso;
  • Pedir a confirmação de um humano para decisões que possam resultar em consequências significativas no mundo real, bem como para quaisquer tarefas que requeiram consentimento afirmativo, como aceitar cookies, executar transações financeiras ou concordar com termos de serviço.

Claude 3.5 Haiku

O Claude 3.5 Haiku corresponde ao desempenho do Claude 3 Opus, até então o maior modelo, em muitas avaliações, com o mesmo custo e velocidade semelhante à geração anterior do Haiku. Seu desempenho se destaca em tarefas de codificação, possui baixa latência, é capaz de seguir instruções melhor do que a versão anterior e usa de maneira mais precisa as ferramentas.

Lançamentos

A partir desta terça-feira, os desenvolvedores podem criar com o beta de uso de computadores na API da Anthropic (Claude 3.5 Sonnet), no Amazon Bedrock e no Vertex AI, da Google Cloud.

O Claude 3.5 Haiku será disponibilizado ainda este mês por meio de API própria no Amazon Bedrock e Vertex AI da Google Cloud, inicialmente como um modelo apenas de texto, com entrada de imagens sendo adicionada posteriormente.