mobile time méxico

Mobile Time agora conta com cobertura presencial no México. A repórter Aline Sarmiento é a nova colaboradora do portal na Cidade do México. Ela vai contribuir com a produção de notícias sobre o mercado móvel mexicano e também de outros países latino-americanos, se reportando à editora do Mobile Time Latinoamérica, Laura Suarez, cuja base é em Bogotá, Colômbia.

O México é o segundo maior mercado móvel da América Latina, com cerca de 130 milhões de linhas celulares em serviço, atrás apenas do Brasil. Lá fica a sede da Telcel, controladora da Claro. É bastante proeminente em operadoras móveis virtuais (MVNOs), graças à existência de uma rede neutra nacional 4G em 700 MHz, a Altán Redes.

O novo governo mexicano incluiu diversos projetos relacionados a inovação tecnológica como prioridades, incluindo a produção de baterias de lítio com tecnologia mexicana e atrair a indústria de semicondutores para o país. Também discute uma reforma em sua lei trabalhista para a inclusão de direitos para os trabalhadores de apps.

É um país com predominância do WhatsApp como principal app de mensageria, mas que ainda tem muito espaço para o desenvolvimento desse canal para a comunicação entre marcas e consumidores.

Em serviços financeiros digitais, tem atraído o interesse de bancos digitais da região, como o Nubank. E desde 2023 conta com um serviço de pagamento instantâneo interbancário chamado DiMo (Dinero Móvil), criado pelo Banco do México, ou Banxico, seu Banco Central.

As redações do Mobile Time e do Mobile Time Latinoamérica trabalham de forma integrada, produzindo conteúdo em conjunto e aproveitando matérias uma da outra.

Para receber notícias em espanhol sobre o mercado móvel da América Latina, assine gratuitamente a newsletter do Mobile Time Latinoamérica