O WhatsApp não vai mais depender da agenda telefônica no smartphone do usuário para o gerenciamento de contatos. Em breve, o app de mensageria vai permitir que novos contatos sejam salvos diretamente nele, sem que fiquem registrados na agenda do aparelho. E isso poderá ser feito a partir de qualquer dispositivo vinculado à conta do usuário, seja o seu smartphone ou um computador – hoje só é possível adicionar contatos pelo celular, e sempre gravando simultaneamente na agenda.

Quando essa nova funcionalidade for lançada, o usuário poderá escolher entre salvar um novo contato apenas no WhatsApp ou sincronizar com a agenda do telefone. Veja a imagem abaixo sobre este anúncio.

whatsapp, agenda

Essa independência da agenda foi pensada para usuários que vivam as seguintes situações: 1) dividem o aparelho com outras pessoas; 2) trabalham com um WhatsApp pessoal e outro de trabalho no mesmo telefone e querem manter listas de contatos separadas; 3) caso perca o telefone, os contatos poderão ser restaurados diretamente pelo app de mensageria.

Para viabilizar essa solução, a empresa desenvolveu um novo sistema de armazenamento criptografado que batizou como IPLS (Identity Proof Link Storage). A criptografia do IPLS é auditada pelo Cloudflare e revisada por pesquisadores externos e pela consultoria em cibersegurança independente NCC Group Cryptography Services. Neste página, é explicado em detalhes técnicos como o IPLS funciona.

Análise sobre a novidade do WhatsApp 

Esse movimento do WhatsApp não é apenas mais uma funcionalidade dentre tantas outras lançadas nos últimos anos pelo app de mensageria mais popular do Brasil. É também um importante passo estratégico para ter mais controle sobre seu próprio serviço e a experiência dos seus usuários.

Por mais que os contatos sejam armazenados com criptografia no IPLS e por mais que nem o próprio WhatsApp possa acessá-los, é o WhatsApp quem vai gerenciar o sistema onde serão guardados. E hoje não é assim. Hoje os contatos ficam na agenda telefônica, que consiste em um app desenvolvido pelo fabricante do smartphone.

Portanto, este movimento é tão estratégico quanto delicado, se lembrarmos que poucos anos atrás a Meta se viu em uma polêmica por causa da mudança nos termos de serviços do WhatsApp e a suspeita de troca de dados entre aplicativos do grupo. Não é à toa que para essa novidade sobre gestão de contatos a Meta buscou a validação de auditoria e consultoria externos, para garantir ao público que não terá acesso à lista de contatos.

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time