Ter um site móvel com opção de reserva on-line não é uma opção restrita a grandes redes hoteleiras. A brasileira Coffee Bean Tech criou a Nyala Hotel Marketing, uma plataforma que viabiliza uma presença móvel para hotéis de todos os portes.
O público alvo do produto são hotéis independentes que ainda não tenham uma plataforma de reserva on-line. A Coffee Bean implementa esse serviço no site do hotel e cria uma versão resumida para visualização em celulares, incluindo fotos e preços atualizados automaticamente. É feita também a tradução para inglês e espanhol. Tudo é armazenado e processado na nuvem, ou seja, o cliente não precisa se preocupar com investimento em hardware. A instalação leva no máximo uma semana. É cobrada uma taxa de implementação e um percentual sobre cada reserva feita on-line, que varia de acordo com o volume. Lançada há cinco meses, a Nyala conta com mais de 20 hotéis espalhados por todo o Brasil. Um dos exemplos é o Hotel Garbos Trade, em Mossoró/RN. Com a chegada da Copa do Mundo, a expectativa é superar a marca de 100 hotéis ao longo de 2014.
Redes sociais
O site móvel fica integrado ao TripAdvisor, exibindo comentários de hóspedes que passaram pelo hotel. Além disso, o consumidor tem a opção de se conectar via Facebook, como forma de se cadastrar para receber promoções futuras. "Captamos o perfil social do hóspede e armazenamos no banco de dados do hotel. Isso permite fazer campanhas específicas e conhecer melhor seus hóspedes", explica John Lima, CEO da Coffee Bean.
A empresa oferece também o serviço de gerenciamento de marketing em redes sociais. Lima cita o caso do resort DPNY, em Ilhabela, que adotou o serviço, trocando o gasto com publicidade em revistas pelo marketing digital e hoje conta com mais de 30 mil pessoas cadastradas em sua página no Facebook. "Agora podem fazer campanhas segmentadas, pois sabem o gênero, a origem e os gostos pessoais dos hóspedes", relata o executivo.