|Mobile Time Latinoamérica| A Comissão de Regulação de Comunicações (CRC) apresentou sua mais recente análise sobre o mercado de serviços móveis na Colômbia, referente ao segundo trimestre de 2024. O relatório revela um crescimento contínuo em acessos, receitas e tráfego de dados, destacando a importância da Internet móvel e o avanço da tecnologia 5G no país.
De acordo com o informe Data Flash, as linhas de serviços móveis alcançaram 99,7 milhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por sua vez, os acessos à Internet móvel chegaram a 47,5 milhões, um aumento significativo de 14,7% em comparação com 2023.
Dentro desse crescimento, a tecnologia 5G teve um papel de destaque, somando 2,1 milhões de conexões, o que equivale a 4,5% do total de acessos à Internet móvel e a 35% do crescimento total em conexões.
Aumento de receitas e consumo de dados na Colômbia
Os serviços móveis (voz e dados) geraram receitas superiores a 3,1 trilhões de pesos colombianos durante o segundo trimestre de 2024, um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Dessas receitas, 83,2% provêm do serviço de Internet móvel.
No que diz respeito ao tráfego de dados, o consumo de Internet móvel atingiu 1,57 milhões de terabytes (1,5 exabytes), marcando um aumento de 1,96% em relação ao primeiro trimestre do ano. Em contraste, o tráfego de voz diminuiu 10,6%, registrando 24 bilhões de minutos durante o mesmo período.
Um ano após o leilão do 5G
O crescimento do 5G continua na Colômbia, uma tecnologia que iniciou sua operação em fevereiro de 2024, após o leilão realizado pelo governo em dezembro de 2023.
Das quatro empresas vencedoras, apenas a Claro avançou no desenvolvimento para massificar o serviço. Segundo a empresa, foram instaladas 1.200 ERBs, com a expectativa de alcançar 1.400 até o final do ano. Enquanto isso, a União Temporal TIGO – Movistar instalou 114 estações, mas o serviço é oferecido apenas em determinadas cidades do país. Essas duas são as únicas que oferecem o serviço 5G para dispositivos compatíveis com essa tecnologia nas principais cidades colombianas.
A WOM ainda não iniciou a oferta do serviço e passa por um momento de reorganização no país. No entanto, projeta iniciar as operações nos primeiros meses de 2025. A Telecall não especificou quando começará a implementação.