O Itaú (AndroidiOS) anunciou nesta sexta-feira, 22, o lançamento de sua inteligência artificial generativa para o grande público. Batizada como Inteligência Itaú, ela traz duas soluções que buscam facilitar a vida financeira e o cotidiano de seus clientes:

  • Pix no WhatsApp com transações de ponta a ponta (pessoa a pessoa ou pessoa para comércio);
  • E conversa com o prompt no app do Itaú para uso do programa de benefícios, Minhas Vantagens.

De acordo com Ricardo Guerra, CIO da empresa, a Inteligência Itaú foi criada ao longo de quase meia década. Os especialistas do banco começaram a estudar a IA generativa em 2018. Em 2023, a companhia adotou os primeiros grandes e pequenos modelos de linguagem (LLMs e SLMs, respectivamente), fez o fine-tunings e criou APIs. Em 2024 definiu os limites e proteções (guard-rails) da IA, que é baseada em uma arquitetura de agentes múltiplos que aprendem entre eles.

Essas soluções foram construídas com um corpo de mais de 430 cientistas de dados, 360 iniciativas de IA generativa, mais de 60 engenheiros de machine learning e mais de 1 mil modelos de IA. O CIO explicou que o banco trabalha com os principais motores de IA generativa do mercado de empresas (como Google, Anthropic e OpenAI) e testa com frequência várias ferramentas.

Agora com esse arcabouço pronto, a IA pode ser usada com os clientes: “Hoje lançamos a Inteligência Itaú, IA generativa voltada as clientes. Começa com pagamentos instantâneos e transferência de dinheiro via texto ou áudio e gestão financeira aprimorada com interação no programa de relacionamento”, completou.

Pix no WhatsApp com o Itaú

Pix Whatsapp

Tela de passo a passo a transação de Pix no WhatsApp (divulgação/Itaú)

Iniciando o teste com uma base de 5 mil clientes, o Pix no WhatsApp permite ao consumidor fazer transações por meio do mensageiro. No app da Meta, a pessoa envia uma mensagem por áudio ou texto para o canal oficial do banco, o robô do retorna com o valor e o pedido de confirmação, a pessoa confirma e recebe o comprovante.

Segundo João Araújo, diretor de negócios, plataformas e experiências digitais do Itaú, a solução nasce com processamento de linguagem natural, o que a deixa menos robotizada. Isso permite ainda que a IA do banco se adapte ao histórico e ao comportamento do usuário.

Isso tudo é feito sem precisar abrir o app do banco e apenas informando a chave Pix de quem receberá a quantia. No WhatsApp, o limite de transação diária é de R$ 200. Posteriormente, o banco pretende colocar a opção de reconhecimento de pedido de transferência por imagem e correlacionar a lista de contatos da agenda do handset com a lista de chaves Pix armazenadas no banco.

Minhas Vantagens

Minhas Vantagens IA

Telas de passo a passo do Minhas Vantagens (divulgação/Itaú)

O banco também levou a Inteligência Itaú para o seu programa de benefícios, o Minhas Vantagens. Iniciando com 5 mil clientes em um projeto piloto, Araújo explicou que o a IA generativa reconhece em qual momento do programa o cliente está e informa quais benefícios ele pode usar.

No app do Itaú, o cliente clica em ‘Inteligência Itaú’ e começa a conversar com o promp para ser informado sobre os benefícios recomendados ao seu perfil, quais ainda não foram utilizados e como subir de nível para ter mais vantagens.

Disponível para clientes das gamas Uniclass e Personnalité, os níveis do Minhas Vantagens trazem pacotes diferentes de incentivos, como isenção de tarifas, redução de taxas, descontos em compras de parceiros do banco e experiências exclusivas.

Hiperpersonalização e consultor financeiro

De acordo com Guerra, a solução do Minhas Vantagens com IA generativa é o começo de uma jornada de hiperpersonalização e ruma para ser um consultor financeiro pessoal do cliente do Itaú: “As pessoas declaram que gostariam de ter mais domínio sobre a sua gestão financeira. Não é trivial fazer isso, mas vamos evoluir nessa direção”, disse.

O CIO do banco reforçou que há muito aprendizado adiante até o banco conseguir dizer que “tem uma ferramenta de gestão financeira poderosa” e que ajude as pessoas. Mas entende que, no longo prazo, a instituição financeira vai se aproximar dessa solução. “O quanto vamos conseguir ou não, depende justamente dessa interação contínua e desse aprendizado”, disse.

Vale dizer, o banco confirmou ao Mobile Time que as duas ferramentas com IA generativa são proprietárias, ou seja, o WhatsApp com Pix e o prompt do Minhas Vantagens não têm suporte de parceiros tecnológicos externos – exceto pelos motores de IA generativa.

Imagem principal de executivos do Itaú na ordem vertical: Angelo Russomanno (de costas); Ricardo Guerra; João Araújo (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

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