A Anthropic anunciou nesta quinta-feira, 23, o lançamento da Citations, nova funcionalidade em API disponível em sua inteligência artificial Claude. Agora a IA poderá dar respostas com referências detalhadas do seu documento de origem. Com o objetivo de tornar as respostas geradas por IA mais confiáveis, a Citations permite que os desenvolvedores e usuários adicionem documentos de referência ao contexto do modelo. Ou seja, agora quando gera uma resposta, o Claude usa citações diretas às passagens e frases dos documentos utilizados como base.
O novo recurso processa documentos PDF e arquivos de texto simples, dividindo-os em trechos específicos. Os usuários podem optar por fornecer seus próprios fragmentos ou permitir que a API realize essa segmentação de forma automática.
De acordo com os desenvolvedores, a nova funcionalidade visa tornar as respostas da IA mais confiáveis e verificáveis, além de reduzir o risco de alucinações.
Avaliações internas da Anthropic indicaram que a nova funcionalidade aumentou a precisão das respostas em até 15% em comparação a soluções personalizadas desenvolvidas pelos usuários.
Agora com a Citations é possível realizar resumos de documentos extensos, como processos judiciais, vinculando cada ponto à fonte original, responder perguntas complexas, baseadas em grandes volumes de dados, como demonstrações financeiras, além de oferecer suporte ao cliente, facilitando sistemas de atendimento que citam diretamente manuais de produtos e FAQs.
A nova função já é utilizada por empresas como a Thomson Reuters, que integrou a Citations à sua plataforma de IA CoCounsel, destinada a advogados, e a Endex, que utiliza Claude para sistemas autônomos no setor financeiro.
A Citations está amplamente disponível na API da Anthropic, nos novos modelos Claude 3.5 Sonnet e Claude 3.5 Haiku, e no Vertex AI do Google Cloud. A Anthropic anunciou que o recurso utiliza o seu modelo padrão de cobrança por tokens, sem custo adicional para as respostas que incluem os trechos citados.