A Autoridade de Competição e Mercados (CMA, na sigla em inglês) do Reino Unido iniciou uma avaliação sobre os ecossistemas móveis de Apple e Google para saber se deve designá-las como empresas de Status de Mercado Estratégico (SMS, na sigla em inglês). A investigação inclui sistemas operacionais, lojas de aplicativos e navegadores móveis. Caso uma empresa seja considerada SMS, a autoridade pode impor intervenções pró-competitivas ou de requisitos de conduta.

A CMA abriu um convite para comentários (o que seria algo próximo a uma tomada de subsídios) relacionado às investigações que está fazendo e chama pessoas para opinarem sobre: o escopo das investigações de Status de Mercado Estratégico; e quais possíveis intervenções a autoridade pode considerar caso Apple e Google sejam consideradas como tal.

O que significa possuir SMS

Ter Status de Mercado Estratégico significa que a empresa possui uma posição central de poder de mercado em setores digitais. Ou seja, ela pode afetar a concorrência, mas também o bem-estar dos consumidores. A designação nasceu no âmbito do Digital Markets, Competition and Consumers Act (Lei de Mercados Digitais, Concorrência e Consumidores), aprovada em 2023.

Assim, uma empresa SMS tem uma regulamentação mais rígida e obrigações específicas.

Confira as principais:

  1. A CMA pode impor mudanças estruturais ou comportamentais da empresa para corrigir distorções de mercado. Entre as possibilidades está a divisão da empresas ou alteração de alguma prática de negócio.
  2. Exigência de mais clareza em práticas de coleta e uso de dados, tarifas aplicadas ou outras atitudes;
  3. Restrições sobre práticas comerciais consideradas anticompetitivas.

Resposta do Google

A empresa da Alphabet argumenta que o Android contribuiu para a redução de preços dos smartphones e para a democratização do acesso ao dispositivo. Para o Google, é um exemplo de código aberto bem-sucedido e seguro.

Em resposta, a companhia apresentou alguns números sobre o mercado móvel no Reino Unido:

– os apps Android geraram cerca de 10 bilhões de libras em receita para desenvolvedores e criou mais de 457 mil empregos em todo o país.

– ao todo são 24 mil modelos de smartphones no mercado inglês de mais de 1,3 mil fabricantes.

– o Google estima a economia de mais de 1 milhão de dias poupados para adaptação de diferentes modelos operacionais para cada smartphone. O custo seria algo em torno de 300 milhões de libras.

A tomada de opiniões está aberta até o dia 12 de fevereiro.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!