Cerca de 25 mil alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio de escolas das redes Anglo, pH, Motivo e Sigma, todas do grupo Abril Educação, poderão tirar dúvidas escolares através de seus smartphones ou pelo computador este ano. A empresa criou um serviço de monitoria on-line, através de site na web e app móvel (Android, iOS), com professores de plantão das 8h às 20h. O serviço foi batizado de Plurall e criado pela Edumobi, subsidiária de educação móvel do grupo. No segundo semestre, deverá se tornar disponível para todas as escolas espalhadas pelo Brasil que usam os sistemas de ensino do grupo (Anglo, Geo, Maxi, Ser, Motivo etc), com potencial para atingir 800 mil estudantes. O Plurall funcionou em caráter de teste em 2014 para cerca de 15 mil alunos de escolas próprias da Abril Educação.

"A ideia é estender a aula para dentro do bolso do aluno, a qualquer hora", diz o CEO da Edumobi, Alex Pinheiro. A maioria dos estudantes que testou a novidade aprovou. O executivo destaca o fato de a ferramenta ajudar aqueles alunos tímidos, que têm vergonha de expor suas dúvidas dentro da sala de aula. "Teve uma aluna de Recife que disse que o Plurall foi um milagre na sua vida estundatil, porque tinha vergonha de tirar suas dúvidas na frente dos colegas", relata.

Do ponto de vista das escolas, o Plurall serve para dar ganho de escala ao trabalho dos monitores, como são chamados no Rio de Janeiro, ou plantonistas, como preferem ser conhecidos em São Paulo. Em vez de uma dúvida ser tirada várias vezes por monitores diferentes, para alunos diferentes, sua resposta passa a ficar gravada e indexada em um banco de dados acessível pelos alunos. As dúvidas são organizadas de acordo com o exercício ao qual se referem, nas apostilas dos respectivos sistemas de ensino, e também de acordo com a semântica, levando em conta a matéria na qual está inserida – "raiz", em biologia, tem um sentido diferente daquele em matemática, por exemplo. No primeiro ano de funcionamento, mais de 40 mil dúvidas foram enviadas. E agora 70% dos alunos que acessam o Plurall nem chegam a publicar uma dúvida porque o que queriam saber já foi respondido e está disponível no banco de dados.

Para atender às dúvidas dos alunos do pH, Motivo e Sigma, há um grupo de aproximadamente 25 professores reunidos no pH da Tijuca, no Rio de Janeiro. Para as escolas do Anglo, são 12 plantonistas em São Paulo. O número deve crescer substancialmente este ano, conforme aumente a base de estudantes com acesso ao Plurall. Os professores acessam as dúvidas enviadas através de uma ferramenta na web. Cada um enxerga apenas as questões referentes à sua matéria. Os dois grupos contam com um pequeno estúdio de TV onde podem gravar vídeos com explicações para aquelas dúvidas mais comuns.

Pelo modelo de negócios, o Plurall é bancado pelas escolas, que pagam uma pequena taxa por aluno matriculado para que este possa ter acesso ao serviço. Para escolas de regiões mais remotas, há um atrativo extra: seus alunos teão suas dúvidas respondidas por professores de centros de ensino de renome, como o Anglo de São Paulo e o pH, do Rio de Janeiro.

 

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