[Matéria atualizada em 24/03/2023, às 11h15, para esclarecer que clientes não precisarão colocar dispositivos em todos os aparelhos domésticos] LUZ é uma fornecedora digital de energia elétrica que atua desde outubro de 2022. A empresa oferece seus serviços para 234 municípios do interior de São Paulo atendidos pela rede da distribuidora CPFL Paulista. Para oferecer um controle de gastos de energia, a LUZ (Android, iOS) desenvolveu um aplicativo que promete fornecer detalhes do consumo de cada eletrodoméstico. Para o aprendizado de máquina, 200 casas testaram o app e o alimentaram com seus dados de consumo. Além de dispositivo na caixa de luz, outros foram acoplados em cada aparelho para fazer a leitura personalizada do consumo e, por meio do Wi-Fi local, os dados foram enviados de volta. Os testes foram bem sucedidos e agora a companhia lança o app para que todos os seus clientes consigam visualizar o quanto cada item da sua casa consome energia. Mas agora com a vantagem de usar somente o dispositivo na caixa de luz e não mais em todos os eletrodomésticos.

“Com o app o consumidor sabe o consumo da geladeira, do ar-condicionado e de outros produtos e é possível fazer comparações com a conta anterior, se está aumentando ou reduzindo o consumo daquele grupo de aparelhos”, explica Alfredo Silva, sócio-fundador da LUZ e diretor de tecnologia do Grupo Delta Energia, o investidor da fornecedora digital.

Futuramente, o app deverá apresentar dicas personalizadas para cada cliente e há quanto tempo um aparelho está ligado. E segundo Silva, a equipe estuda a possibilidade de se usar conectividade 3G para fugir de possíveis quedas da Internet Wi-Fi, mas não detalhou como funcionaria. “Queremos individualizar cada cliente e saber como ele consome, se sai da média do seu comportamento”, diz o sócio-fundador. “A ideia é ajudar a pessoa a entender como está sendo o consumo de energia elétrica, mostrar que ele pode economizar por kWh e racionalizar o consumo em cada equipamento”, completa Rafael Maia, CEO da LUZ.

Para apresentar esses dados, além do dispositivo na caixa de luz, a empresa desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial que usa treinamento de máquina (machine learning, em inglês) com rede neural. No início, a equipe de tecnologia acumulou dados e observou o comportamento de uma série de aparelhos de marcas e modelos diferentes para criar um banco de dados a partir dos dispositivos. Esses dados ajudaram o time a entender como funcionam geladeiras, ar-condicionados, máquinas de lavar roupa etc.

Expansão

A LUZ possui uma usina solar fotovoltaica em Ribeirão Bonito com capacidade instalada de 5MW AC por mês. Até o fim deste ano a empresa terá mais duas fazendas em outros estados que permitirão que a expansão ocorra para fora de São Paulo. A previsão é que Brasília, Bahia e Pernambuco sejam os próximos estados a receber os serviços da empresa. E até dezembro de 2024 a LUZ planeja ter 50 fazendas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!