A Unifique prevê lançar o serviço de rede móvel 5G em junho deste ano. A informação foi apresentada durante a conferência de resultados da empresa nesta quinta-feira, 23, por Fabiano Busnardo, diretor-presidente da empresa. A previsão é de que em abril a Unifique deverá começar a realizar os testes da rede.
A empresa lançaria o serviço de rede móvel 5G em janeiro, porém, se depararam com uma série de percalços. “É um mercado novo e descobrimos no meio do caminho que tem bastante coisa para fazer. Devemos concluir tudo no final do primeiro semestre”, disse o executivo. “Optamos por trabalhar nas plataformas de sistemas, no core, DSS e toda a parafernália de sistemas para fazer funcionar a rede móvel. Isso é muito complicado, mas a gente avançou bastante”, explicou.
As redes da Unifique estão interconectadas e 90% já estão funcionando. “Mas ainda precisamos fazer pequenos testes. Temos a confiança de lançar o serviço em junho”, completou o diretor-fundador da empresa.
A Unifique é uma empresa de banda larga por fibra ótica que atua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em 2021 adquiriu espectro regional no leilão de 5G da Anatel por meio do consórcio 5G Sul, em uma parceria com a Copel, que atua no Paraná.