Ainda em sua infância, os dispositivos vestíveis (wearables) já são vistos como uma "plataforma estratégica" para melhorar desempenho nos negócios, pelo menos para os que já os utilizam. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela fornecedora de soluções de gestão de clientes (CRM) Salesforce divulgado nesta quinta-feira, 23. A pesquisa foi feita com mais de 500 profissionais que utilizam ou pretendem utilizar esses aparelhos dentro dos próximos dois anos.
De acordo com o levantamento, 79% dos usuários de wearables "são ou serão estratégicos para o sucesso futuro da empresa". A pesquisa diz ainda que 76% relatam melhorias no desempenho desde que implantaram esses dispositivos vestíveis nas empresas. Por sua vez, 86% planejam aumentar os gastos com esses produtos nos próximos 12 meses.
Esses profissionais acreditam que utilizar wearables permitirá melhorar a experiência com o consumidor, com acesso em tempo real a dados do cliente, instrução ou diretrizes para trabalho de campo com as mãos livres, analytics para alertas corporativos e treinamento remoto. Há ainda a integração com programas de fidelidade, aplicações de ponto de venda e experiências "imersivas". Dentre os wearables, o mais popular são os relógios inteligentes (smartwatches), preferidos por 62% dos entrevistados. Em seguida vêm braceletes e óculos inteligentes.
No entanto, apenas 8% dos profissionais alegam estar prontos para fazer uso do volume de dados gerados por esses dispositivos. Além disso, para 30%, a falta de aplicações de negócios é um dos principais desafios para implantá-los.