Em 2023, a Alexa (Android, iOS) executou no Brasil mais de 1 bilhão de rotinas – funcionalidade que permite ao cliente configurar ações com base em horários pré-definidos, ou a partir de outros gatilhos, como detecção de sons. E foram configurados 2 bilhões de alarmes, lembretes e timers na assistente virtual da Amazon. Os números inéditos foram compartilhados durante evento para a imprensa sobre os dispositivos Alexa realizado no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 23.

Ao todo, o País conta com 800 dispositivos compatíveis com a Alexa, entre tomadas, plugues e televisões. E 17 milhões de dispositivos inteligentes estão conectados à assistente virtual no Brasil. O resultado é que o brasileiro acionou mais de 2 bilhões de vezes a Alexa para auxiliar no comando desses equipamentos – seja para pedir para ligar a cafeteira, o ar condicionado, controlar a luz e ligar a TV (esses dois últimos os mais pedidos).

A clássica frase: “Alexa, bom dia”, foi dita mais de 65 milhões de vezes pelos brasileiros no ano passado. E, “Alexa, me conta uma história”, mais de 46 milhões de vezes.

No Brasil, a Alexa recebeu, em 2023, 12 milhões de elogios de seus clientes, como “Alexa, gosto de você”; “Alexa, eu te amo”.

Pesquisas por produtos no site da Amazon – seja ao adicionar um item no carrinho ou perguntar por ofertas ou comprar – geraram 300 milhões de interações.

Já com relação aos recursos de música, rádio, podcast ou audiolivros, os brasileiros escutaram mais de 2 bilhões de horas desses conteúdos na Alexa. E a assistente virtual contou 6 milhões de histórias próprias.

Dispositivos

Ao longo do ano passado, a Amazon trouxe para o Brasil os seguintes dispositivos Echo: Echo Pop, Echo Dot 5ª geração e Echo Dot 5ª geração com relógio, a nova geração do Echo Show 5, e o novo Fire TV Stick 4k. Há ainda a assistente virtual integrada a novos modelos de SmartTVs de Samsung e LG e nos dispositivos Soundbox Claro TV+.

Vale dizer que a Alexa fez quatro anos no Brasil em novembro de 2023.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!