A nova linha de smartphones Blackberry Curve, apresentada nesta quarta-feira, 23, pela RIM, em evento realizado na cidade colombiana de Cartagena de Índias, deve ser fabricada na América Latina, segundo afirmou hoje o diretor de vendas da empresa, Juan Cardona. "Certamente é uma possibilidade forte. Temos fábricas no Brasil, e o governo tem uma política de apoio à produção de smartphones e tablets. Além disso, o Brasil é um mercado de grande importância para a RIM", disse ele.
“Os preços ainda não estão definidos, pois essa é uma questão que envolve também as operadoras. Mas certamente (os preços) não serão maiores do que os da linha atualmente no mercado. Nosso objetivo é entregar melhor tecnologia sem aumento dos preços”, disse.
Ao ser perguntado sobre o porquê de a RIM investir em uma linha de celulares com tecnologia 2G e 3G, em um momento em que a maioria das fabricantes corre para entregar devices 4G, ele citou o potencial de mercado ainda existente nas camadas mais pobres, principalmente em regiões em expansão, como Ásia e América Latina. “Estamos falando de um núcleo de pessoas que ainda não entrou no mercado, isto é, de pessoas que ainda vão adquirir seus primeiros smartphones. Isso é especialmente significativo na América Latina, uma região em franca expansão econômica. Por isso nossa estratégia inédita de lançar o Curve 9320 primeiro na América Latina”, disse ele, ressaltando que a região foi o mercado em que as operações da RIM mais se expandiram em 2011. O BlackBerry Curve 9220, também apresentado hoje em Cartagena, havia sido lançado primeiramente na Índia. “Mas a nossa estratégia é a mesma. A Índia é um país emergente, em processo de crescimento econômico e com uma classe média em expansão, a exemplo de Brasil e Colômbia”, disse.
*O jornalista viajou a convite da RIM