O CEO da Sensedia, Kleber Bacili, acredita que o uso da inteligência artificial generativa será um impulsionador da criação de APIs. Em conversa com jornalistas durante o Apix, evento organizado pela empresa nesta quinta-feira, 23, o executivo explicou que a IA generativa chega como um canal para ajudar no desenvolvimento das APIs.

Bacili também afirmou que a IA generativa é algo que pode estreitar os relacionamentos entre empresas e desenvolvedores. As posições do profissional apareceram logo após o executivo apresentar a sua primeira solução de IA generativa.

Batizada como Sensedia Copilot, a solução é um assistente de IA criado para ajudar empresas e seus desenvolvedores a facilitarem todas as etapas de gerenciamento de APIs, desenvolvimento e governança de APIs, além de integração de aplicativos.

A solução reduz o tempo de produção de uma API de cinco dias para horas. Isso inclui sugerir melhorias, projetar APIs, detectar falhas, melhorar a precisão até identificar ‘APIs Zumbis’ – aquelas bibliotecas que não têm tráfego ou estão abandonadas em uma empresa.

Assistente para desenvolvedores de APIs

No copiloto, os profissionais podem adicionar seus dados. A plataforma sugere as jornadas e pontos de acesso e ao fim cria as APIs automaticamente. Porém, o CEO afirmou que a plataforma foi criada para colocar mais o humano no ponto de decisão e complementar, ou seja, o desenvolvimento pode customizar antes de integrar com sistema de gestão de APIs, o API Manager da Sensedia.

Bacili também explicou que a solução foi criada com OpenAI e que está protegida para evitar vazamentos. No futuro, o Sensedia Copilot terá previsões e sugestões mais precisas e contextualizadas, uma vez que a plataforma tem o conceito de autoaprendizado.

Imagem principal: Kleber Bacili, CEO da Sensedia (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)