O Canadá aprovou a lei Online News Act (ou Bill C-18), na última quinta-feira, 22, que exige que as empresas de tecnologia paguem pelo uso de conteúdo de veículos de notícias.A Meta reagiu rapidamente e anunciou que fechará o acesso a notícias oriundas de veículos canadenses no Facebook e no Instagram.
“Compartilhamos repetidas vezes que, para cumprir o Projeto de Lei C-18, aprovado hoje no Parlamento, o conteúdo dos meios de comunicação, incluindo editores e emissoras de notícias, não estará mais disponível para as pessoas que acessam nossas plataformas no Canadá”, explica Meta em comunicado.
“No início deste mês, anunciamos que estávamos conduzindo testes de produtos para nos ajudar a criar uma solução eficaz para acabar com a disponibilidade de notícias como resultado do C-18. Esses testes estão em andamento e atualmente afetam uma pequena porcentagem de usuários no Canadá”, continua a nota.
O comunicado também afirma que a holding continuará a combater a desinformação – com a parceria de mais de 90 organizações independentes de checadores de notícias em todo o mundo e que revisam e avaliam a desinformação viral em mais de 60 idiomas globalmente.
A Meta não detalhou sobre o cronograma para essa mudança, mas disse que retirará as notícias locais de seu site antes que a Lei de Notícias Online entre em vigor. De acordo com o site a Associated Press projeto de lei entrará em vigor seis meses após receber o consentimento real – que ocorreu na quinta-feira.
De acordo com o site The Verge, o Google também está testando o bloqueio de notícias a usuários canadenses, mas continua negociando com o governo para uma solução que possa atender às preocupações da empresa.
De acordo com o site do governo canadense, entre 2008 e 2020, a receita geral de transmissão de televisão, rádio, jornais e revistas caiu quase US$ 6 bilhões. Pelo menos um terço dos empregos jornalísticos no país desapareceram entre 2010 e 2016. Desde 2008, 474 meios de comunicação fecharam em 335 comunidades em todo o Canadá.
A Lei
O objetivo da lei é estimular acordos comerciais entre as companhias de modo a remunerar as empresas de notícias de forma mais justa e criar sustentabilidade para esta indústria. O governo canadense acredita que as plataformas digitais se beneficiam do compartilhamento de conteúdo jornalístico tanto diretamente (publicidade próxima às notícias) quanto indiretamente (envolvimento do usuário, refinamento de dados, subsequente publicidade direcionada) e que a lei obriga que as big techs compensem as empresas de notícias canadenses de forma justa por seu conteúdo.