Todo consumidor pode ser contatado por diferentes canais de comunicação, como seu telefone, sua caixa de correios, seu email ou seus perfis em redes sociais. Às vezes, dentro do departamento de marketing de uma empresa, esses canais ficam sob a responsabilidade de equipes diferentes. Não raro, são usadas plataformas tecnológicas distintas para cada tipo de contato. Pois uma empresa norte-americana chamada ExactTarget propõe uma plataforma única, que possibilite uma gestão multicanal de contato com o usuário, mesclando SMS, email e redes sociais.
A ExactTarget nasceu como uma companhia de email marketing. Logo evoluiu para incluir também ferramentas para marketing em redes sociais e há poucas semanas lançou um módulo de contato via SMS. Todos os canais são gerenciados através de uma mesma plataforma web, que permite segmentar o banco de dados de clientes para mirar em determinados grupos, assim como acompanhar em relatórios os resultados de cada ação em cada meio. "Oferecemos uma visão única do usuário", explica o country manager da ExactTarget no Brasil, Edson Barbieri.
No Brasil, a ExactTarget tem contrato com um integrador para o disparo de mensagens de texto. Por enquanto o serviço é limitado para mensagens de cunho "transacional", como alertas e avisos entre empresas e consumidores que já sejam seus clientes. Barbieri explica que a dificuldade de aprovação de campanhas junto às operadoras e o custo de mensagens promocionais dificultam a oferta do serviço para mobile advertising no País. "No exterior, o SMS é usado até como canal para obtenção de opt-in para email", compara.
A companhia cobra uma licença anual pelo uso da plataforma e o preço varia de acordo com os módulos adotados. No caso do módulo de SMS, batizado de "MobileConnect", os clientes compram adiantado pacotes de mensagens de texto.
Análise
Muitas empresas no Brasil e no mundo enfrentam o desafio de manter um cadastro atualizado de seus clientes. São raros os casos em que se tem um banco de dados confiável com várias opções de contato válidas para um mesmo cliente, como telefone, celular, email e perfis em redes sociais. Aquelas com cadastros mais completos e organizados podem tirar melhor proveito de ferramentas como a plataforma da ExactTarget.