A BPP (antiga Brasil Pré-pagos) lançará em agosto um serviço de conta digital para pessoas jurídicas, com abertura e gestão através de um aplicativo móvel. A novidade será disponibilizada para os cerca de 2 mil empresas que hoje utilizam a sua solução de gestão de despesas. Todos os cartões pré-pagos da BPP passarão a ter uma agência e conta para poderem receber e realizar transferências interbancárias e pagamentos de boletos. A expectativa da empresa é ter 500 mil usuários do serviço após os primeiros 12 meses de operação da conta digital.
“Não será uma conta digital para pessoa física, como fazem outras fintechs. A diferença é o nosso foco na pessoa jurídica, desde as pequenas e médias empresas até as grandes. É uma solução de nicho para PJ”, explica Paulo Della Volpe, presidente da Payments Holding, que controla a BPP.
Os clientes corporativos poderão, através da conta digital, controlar a folha de pagamentos de funcionário e colaboradores, dar incentivos através de cartões, fazer DOCs, TEDs e pagamentos de boletos etc. Ou seja, praticamente quase tudo o que um banco faz, menos contratação de empréstimos. O modelo de negócios será a cobrança de uma pequena taxa mensal por cartão ativo, o mesmo modelo que a BPP já adota hoje com seus cartões. Não haverá uma cobrança de mensalidade pela manutenção da conta em si.
A empresa já tem a autorização do Banco Central para atuar desta forma, tendo recebido o seu número de identificação no setor bancário (301), o que permite a receber e realizar transferências interbancárias.
Marca e internacionalização
O recente reposicionamento da marca, adotando o nome BPP no lugar de Brasil Pré-pagos, se deve, entre outros fatores, aos planos de internacionalização da empresa, que planeja a sua entrada em 26 países, nas Américas e Europa. Além disso, o nome antigo limitava a compreensão do público sobre a atuação da companhia, conforme explica Volpe: “Brasil Pré-pagos não significa tudo o que a gente faz. Somos uma empresa de tecnologia financeira em vários aspectos e que também é emissora de pré-pagos.” Vale lembrar que BPP já era o apelido carinhoso pelo qual a empresa era chamada dentro do mercado.
A BPP já emitiu 3 milhões de cartões pré-pagos, dos quais 1,1 milhão somente no ano passado.